WhatsApp bloqueia mais de 1.000 contas por disparos em massa

 



TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou nesta quinta-feira (19) que mais de mil contas do WhastApp foram banidas por suspeitas de disparos de mensagens em massa no aplicativo durante o pleito de 2020.

No período de 27 de setembro a 15 de novembro, primeiro turno das eleições municipais, o canal do TSE recebeu 4.759 denúncias, porém 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas ao pleito. Ao todo, 4.630 casos foram enviados ao WhatsApp para verificação de possível violação dos termos de serviço.


A empresa identificou, na primeira etapa de revisão, números duplicados e inválidos. Das 3.236 contas válidas identificadas, 1.004 foram banidas por violação dos termos de serviço do aplicativo - número que corresponde a mais de 31% das contas enviadas pelo TSE.

Dentre as contas banidas, mais de 63% já tinham sido bloqueadas de forma proativa e automática pelo sistema do WhatsApp, antes mesmo de serem reportadas.


Os resultados parciais revelam a importância da parceria entre o aplicativo e o TSE para evitar a disseminação de mensagens ilegais durante o primeiro turno. “O disparo em massa de mensagens é uma prática proibida, passível de punição nas eleições. Os eleitores devem estar atentos e denunciar atividades suspeitas que desequilibrem o processo eleitoral”, diz Aline Osorio, secretária-geral da Presidência do TSE.


Fonte:R7