Suplementos vitamínicos exercem discreta proteção contra a covid-19

 


Os suplementos vitamínicos exercem uma discreta proteção contra a covid-19 em mulheres, segundo um estudo observacional realizado por pesquisadores da King's College London, no Reino Unido. 

Após analisarem os dados de 1,4 milhão de pessoas no Reino Unidos, Estados Unidos e Suécia, eles chegaram à conclusão de que mulheres que tomavam suplemento vitâminico apresentavam13% menos risco de contrair a doença. Vitamina D, probióticos e Ômega-3 também revelaram ter um pequeno efeito protetor, de 9%, 14% e 12%, respectivamente. Já outros suplementos, como Vitamina C, zinco e alho não causaram efeito algum. 

Os pesquisadores sugerem que o fato de a proteção ocorrer apenas em mulheres pode estar relacionado às diferenças no sistema imunológico entre homens e mulheres. Outra hipótese é a de que mulheres podem ter relatado sua suplementação com mais precisão.

Eles também consideraram o que chamaram de "viés saudável" para explicar os resultados. Pessoas que tomam suplementos têm maior probabilidade de cuidar melhor da saúde e adotar medidas de segurança para evitar o contágio do coronavírus, como usar máscara e lavar as mãos com frequência. Mas eles ressaltam que se apenas isso fosse levado em conta, todos os tipos de suplemento teriam demonstrado um efeito protetor. 

Os pesquisadores destacam que se trata de um estudo observacional e não de um ensaio clínico. "Por essa razão, não podemos fazer recomendações com base nos dados até que tenhamos mais evidências sobre o papel dos suplementos por meio de ensaios clínicos. Portanto, recomendamos seguir as diretrizes do Serviço Nacional de Saúde (NHS) sobre o uso de vitaminas como parte de uma dieta saudável e equilibrada", afirmou Cristina Menni, principal autora do estudo. 

“Muitas pessoas pensam que tomar vitaminas e outros suplementos pode ajudar a manter um sistema imunológico saudável, mas gastar dinheiro em suplementos na esperança de tentar evitar a covid-19 é injustificado. É melhor manter uma dieta saudável, com vegetais e frutas frescas, que forneçam os nutrientes necessários para garantir um sistema imunológico saudável", afirmou o professor Tim Spector, da King´s College London.


Fonte:R7