EUA exigirão teste negativo de covid-19 de todos os passageiros

 



Os Estados Unidos vão exigir um teste com resultado negativo para covid-19 de quem quiser ir ao país de avião, incluindo cidadãos americanos, antes do embarque, anunciaram nesta terça-feira os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC), como nova medida para tentar frear a propagação do novo coronavírus.

A medida entrará em vigor no próximo dia 26 e também estabelece uma recomendação para que os passageiros sejam testados novamente de três a cinco dias após a chegada ao país e para que eles permaneçam em quarentena por sete dias após a viagem.

"Os testes pré e pós-viagem são uma medida crítica para diminuir a introdução e disseminação da covid-19", disse o órgão do governo americano em comunicado.

"Esta estratégia é consistente com a fase atual da pandemia e protege mais efetivamente a saúde dos americanos", acrescenta a nota.

Epicentro da pandemia

Os Estados Unidos, que são o país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, já registraram mais de 22,7 milhões de contágios e quase 380 mil mortes desde o início da crise de saúde global.

Os CDC justificaram este movimento afirmando que diferentes cepas do vírus Sars-CoV-2 estão emergindo cada vez mais em países de todo o mundo e que "há evidências de maior transmissibilidade de algumas dessas variantes".

"A exigência de testes para passageiros ajudará a conter a propagação do vírus enquanto trabalhamos para vacinar o público dos EUA", afirma o comunicado.

Os testes laboratoriais com resultado negativo para covid-19 terão que ser feitos até três dias antes da viagem para os Estados Unidos e deverão ser documentados por escrito à companhia aérea, que será responsável pela confirmação desses resultados.

"Se um passageiro não fornecer documentação de um teste ou de recuperação (da doença), ou se um teste não for realizado, a companhia aérea deve negar o embarque ao passageiro", disseram os CDC.

A medida surge em um momento de preocupação com a propagação da nova variante do vírus registrada primeiro no Reino Unido e que já foi detectada nos Estados Unidos.

Desde o final de dezembro, os EUA já vinham exigindo um teste com resultado negativo para covid-19 a ser realizado pelo menos 72 horas antes da viagem para aqueles que embarcam em aeroportos britânicos.


Fonte:R7