'Alívio', diz neta de idosa de 107 anos após avó ser vacinada

 




Francisca Euzébia da Conceição passou por duas pandemias. Aos 5 anos, atravessou a da gripe espanhola e, aos 107, tem que lidar com a de covid-19. Com 3 filhas, 10 netos, 25 bisnetos e 8 tataranetos, ela se queixa da falta de visitas. "Pergunta por que não vem ninguém, mas depois esquece", diz a neta Sirleide Marquês, 55.

Ela conta que a avó tem Alzheimer e, por essa razão, não pode ficar totalmente isolada - vive na casa de uma das filhas, Rita Maria de Lima, 71 anos. "A vacina foi um alívio", diz Sirleide.

Francisca recebeu a primeira dose da vacina de Oxford na terça-feira (9). A expectativa é que ela receba a segunda dose em maio, já que o intervalo entre as doses é de três meses.

A campanha de vacinação para pessoas acima de 90 anos começou na última segunda-feira (8) no Estado de São Paulo. Idosos com mais de 85 anos começaram a ser vacinados na sexta-feira (12). A Secretaria Estadual de Saúde informa que ainda não tem um balanço do número de idosos já vacinados. 

Até os 105 anos, Francisca morou e se manteve sozinha, segundo a neta, mas as consequências do Alzheimer a impossibilitaram de seguir com autonomia, fazendo com que mudasse para a casa da filha.

“Ela mora com a minha mãe, que também é idosa, e eu preciso ir lá cuidar delas. Pra gente foi um alívio, por mais que eu tome cuidado, mesmo assim é um risco. Fiquei bem aliviada e agradecida a Deus por ter saído logo essa vacina”, disse Sirleide.

Francisca nasceu em 1913 em Recife, Pernambuco. Para a família, a senhora que completa 108 anos no dia 8 de março é uma vencedora. “Ela venceu o câncer e já fez uma cirurgia para retirar a mama aos 89 anos. Os médicos disseram que ela só tinha no máximo mais um ano de vida, mas graças a Deus ela tá aí firme nas condições da idade. Ela é minha fortaleza”, contou a neta.

Mesmo sem ter consciência da pandemia, Francisca não se recusou a tomar a vacina. Quem a levou até o ponto de vacinação drive-thru foram os bisnetos Gerson Marques e Evandro Marques, ambos de 29 anos. O momento foi registrado em vídeo.


Fonte:R7