Jovem de 22 anos passa por transplante de rosto e mãos

 




Aos 22 anos, Joe DiMeo está redescobrindo uma série de sensações em suas mãos e rosto, de calor a frio e de umidade ao toque de outra pessoa.

DiMeo ainda está se acostumando com as mãos e o rosto. Ele os tem há menos de seis meses, produto de uma cirurgia revolucionária após um acidente que deixou tocos onde costumavam ficar os dedos e seu rosto severamente desfigurado.

“Sabe, é realmente surpreendente para mim quando algo novo toca ou eu toco algo novo e posso sentir pela primeira vez”, disse ele em uma entrevista.

Enquanto ele se esforça durante horas por dia de reabilitação, DiMeo disse que é movido pelo objetivo de se mudar da casa de seus pais em Clark Township, Nova Jersey, e até mesmo voltar ao volante de um carro.

“Dirigir é o maior objetivo que tenho até agora”, disse ele.

Foi dirigir que começou seu pesadelo.

Voltando para casa do trabalho noturno como testador de produtos em 14 de julho de 2018, o carro de DiMeo bateu, capotou e explodiu, deixando-o com queimaduras de terceiro grau em 80% de seu corpo.

Ele passou quatro meses na unidade de queimados do Saint Barnabas Medical Center em Livingston, Nova Jersey, parte do tempo em coma induzido, e passou por cerca de 20 cirurgias reconstrutivas que ainda o deixaram com uso limitado de suas mãos e rosto.

Com a sorte de estar vivo, DiMeo foi encaminhado em março de 2019 para o médico Eduardo Rodriguez, que chefia o departamento de cirurgia plástica da NYU Langone Health e já havia realizado três transplantes de rosto com sucesso.

Em 12 de agosto, Rodriguez liderou uma equipe de mais de 140 cirurgiões, enfermeiras e outras equipes em um procedimento de 23 horas que deu a DiMeo um novo rosto e um novo par de mãos no primeiro transplante duplo já realizado.

“Queríamos dar a ele não apenas uma operação que o fizesse parecer melhor, mas também que funcionasse idealmente, especialmente com as mãos”, disse Rodriguez.

A recuperação de DiMeo ainda é um trabalho em andamento, com até cinco horas de reabilitação por dia, mas Rodriguez disse que seu paciente está se saindo muito bem.

“É uma prova dele como indivíduo, seu compromisso com sua terapia e sua disposição de não desistir."

DiMeo marca seu progresso refletindo sobre as coisas que agora é capaz de fazer, como preparar seu próprio café da manhã e fazer seus treinos sozinho. Mas ele não está diminuindo a velocidade.

“Eu me vejo, sabe? Está voltando muito rápido... Sou eu agora ”, disse ele. "Você apenas tem que lidar com os socos, seja o que for que a vida jogue em você."


Fonte:R7