PACIENTES DE ARARAQUARA COMEÇAM SER TRANSFERIDOS PARA OUTRAS CIDADES

 




A cidade de Araraquara e todo o Brasil vive um colapso na saúde, pois os casos de coronavírus aumentaram de forma extraordinária, e muitos óbitos também estão ocorrendo. A cidade de Araraquara atingiu 100% dos leitos de enfermaria, e começou a transferir pacientes para várias outras cidade do estado de São Paulo.

Todas transferência são feitas pelo sistema CROS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), onde encaminham os pacientes para lugares que tenham vaga, e de preferência na região. Tivemos recentemente casos de pacientes que foram levados para São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, e e várias outras cidades.

A cidade de Araraquara também tem pacientes de outras cidades, e se caso o CROS enviar e tivermos vagas também continuaremos recebendo, pois os hospitais estaduais e municipais são regulados pelo sistema CROS.

Fica o alerta para a população, pois só combateremos o coronavírus com o respeito e isolamento social.

O Prefeito Edinho Silva e secretária de saúde, Eliana Honain, já anunciou que abrirá novas vagas em hospitais de Araraquara.


Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 329 - de 7 de fevereiro de 2021


O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 7 de fevereiro de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Araraquara registrou neste domingo, mais 95 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 50% de 190 amostras analisadas.

 

Portanto, agora são 11.093 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 525 permanecem em quarentena e 10.440 já saíram. Aguardam resultado de exames 198 amostras.

 

Hoje, 149 pacientes estão internados. Destes, 101 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 97 confirmados. E 48 estão na UTI – 1 suspeito e 47 confirmados. Do total de 149 internados, 110 são moradores de Araraquara e 39 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria (novos leitos de enfermaria foram abertos em caráter de urgência) e 86% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 20 pacientes internados com Covid-19 e o Hospital de Campanha tem 32 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 128 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de uma mulher, 49 anos, sem comorbidades, internada em unidade de saúde pública.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.