Prefeitura faz parceria com o Butantan para tratamento de Covid-19 com plasma sanguíneo

 




Material será coletado de pessoas que já tiveram a doença e produziram anticorpos; aplicação em pacientes infectados do grupo de risco induzirá organismo a produzir defesas contra o vírus


Em uma reunião virtual na manhã deste sábado (20), o prefeito Edinho, autoridades de saúde do município e o Instituto Butantan definiram mais uma parceria para o enfrentamento da pandemia da Covid-19: a utilização de plasma sanguíneo coletado de pessoas que já tiveram a doença e que será aplicado em pacientes do grupo de risco infectados pelo vírus.

Dante Mário Langhi Júnior, que representou o Instituto Butantan na reunião e é presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, explicou que esse plasma contém anticorpos e incentiva o organismo do paciente com Covid-19 a se defender da infecção.

Os critérios para utilização do plasma serão os seguintes: pacientes com 60 anos ou mais, com comorbidades (como diabetes, pressão alta e obesidade) e que estejam apresentando sintomas da Covid-19 até três dias antes do diagnóstico.

“É um tratamento que deverá reduzir os óbitos do principal grupo de risco e que já foi utilizado em Manaus, que enfrentou o colapso do sistema de saúde. Agradeço muito ao Dr. Dante e ao Dr. Dimas Covas, presidente do Butantan, por mais essa parceria com a nossa cidade”, disse Edinho.

“Nesta semana, já tínhamos recebido uma equipe do instituto em Araraquara para o planejamento do sistema de contact tracing, que vai agilizar a sistematização de informações sobre os pacientes positivados. O Instituto Butantan está colaborando muito com Araraquara neste momento difícil”, complementou o prefeito.

Também estiveram na reunião, virtualmente, a secretária de Saúde, Eliana Honain (que se recupera da Covid-19 em sua residência); a coordenadora de Atenção Básica, Talitha Martins; a coordenadora extraordinária de Ações de Combate à Covid-19, Fabiana Araújo; além da equipe do hemocentro da Unimed Araraquara, que, junto com a Prefeitura, avaliam majoritariamente os pacientes infectados por coronavírus no município.