Rússia diz ter detectado primeiro caso da gripe aviária em humanos

 



Autoridades russas disseram neste sábado (20) que detectaram o primeiro caso de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária para humanos e que já haviam informado a Organização Mundial da Saúde (OMS) desta "importante descoberta".

“A informação sobre o primeiro caso registrado no mundo de transmissão de gripe aviária (H5N8) em humanos já foi enviada à Organização Mundial de Saúde”, explicou Anna Popova, chefe da agência de saúde russa. O vírus é altamente contagioso entre as aves, mas a transmissão ao homem nunca havia sido relatada.

Popova disse que cientistas do laboratório russo Vektor isolaram material genético de sete trabalhadores de uma fazenda no sul do país, onde uma epidemia de gripe aviária foi detectada em dezembro.

Os trabalhadores não sofreram grandes consequências para a saúde e "sentem-se bem", acrescentou o responsável.

"Medidas foram tomadas rapidamente para controlar a situação", disse ele.

Embora a cepa H5N8 já tenha "passado a barreira entre as espécies", ao ser transmitida das aves ao homem, "essa variante do vírus não é transmitida de uma pessoa para outra, atualmente", disse o responsável.

Popova acredita que esta detecção "dá ao mundo tempo para se preparar", criando testes e vacinas "no caso deste vírus ser mais patogênico e perigoso para os humanos, e adquirir a capacidade de ser transmitido de pessoa para pessoa".


Fonte;R7