ARARAQUARA REGISTRA DUAS NOVAS MORTES POR CORONAVÍRUS

 




Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 381 - de 31 de março de 2021

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, dia 31 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga do balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

 

- Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 66.330 pessoas

 

- Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.088

 

- Pacientes internados na unidade de retaguarda do Melhado: 236

 

- Atendimentos pelo Disque-Saúde: 10.716 ligações

 

- Exames realizados junto à Unesp: 59.450

 

- Exames realizados junto à Uniara: 29.221

 

- Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 403

 

- Testes em unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI: 9.566

A Secretaria Municipal da Saúde informa que o cronograma de vacinação foi suspenso durante o feriado de Páscoa e será retomado na segunda-feira, 5 de abril, para aplicação da segunda dose dos idosos, nos seis pontos de vacinação já organizados: unidade do Sesa, unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Ieda e UPA do Valle Verde, das 8 às 15 horas; drive-thru do Sesc, das 8 às 16 horas, e drive-thru da Vigilância, no Cear, das 9 às 15 horas.

 

Os idosos acima de 68 anos que ainda não receberam a primeira dose devem procurar os pontos para se vacinar.

O cronograma municipal é divulgado nas mídias oficiais da Prefeitura.

E durante este feriado prolongado estarão abertas para atendimento ao público, 24 horas, a UPA da Vila Xavier, que é o polo de atendimento para Covid-19, além das UPAs Central e Valle Verde.

Já as unidades básicas do Selmi Dei I, Cecap e Melhado também estarão funcionando, na quarta, quinta e sexta-feira, com testagem e atendimento de demanda espontânea, das 7h às 17h.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 51 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 17% de 293 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde. Além destes, mais 19 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 70 novos casos. Portanto, agora são 17.354 casos em Araraquara.

 

Do total de confirmados, 291 permanecem em quarentena e 16.733 já saíram. Aguardam resultado de exames 230 amostras.

 

Hoje, 195 pacientes estão internados. Destes, 108 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 99 confirmados. E 87 estão na UTI – 4 suspeitos e 83 confirmados.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 75% de leitos de enfermaria e 75% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 14 pacientes e o Hospital de Campanha tem 47 pacientes.

 

Do total de 195 internados, 83 são moradores de Araraquara e 112 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 55 estão em Enfermaria e 57 estão em UTI.

 

Os 112 pacientes de outros municípios residem em Americana, Américo Brasiliense (13), Araras (4), Bauru, Borborema, Gavião Peixoto (2), Guaíra (3), Guatapará, Ibaté (3), Ibitinga (4), Itápolis, Jaboticabal, Jaciara, Leme (3), Maracaí, Marília, Matão, Motuca, Naviraí, Neves Paulista, Nova Europa (4), Parisi, Pirassununga, Quirinópolis (GO), Rincão (6), Santa Bárbara do Oeste, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lucia (4), Santa Rita do Passa Quatro (3), São Carlos (34), São Gabriel do Oeste (MS), São José do Rio Preto, Tabatinga (6), Taquaritinga  e Viradouro (2).

 

 

Foram notificados, até o momento, 330 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Os dois óbitos mais recentes são

 

Homem de 30 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 16 de março.

 

Mulher de 71 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 28 de fevereiro.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.