Mais dois pacientes vencem o Covid-19 e deixam o Hospital Municipal de Ibaté

 


Em meio a tantas notícias tristes por conta da pandemia de Coronavírus, o dia 23 de março ficará marcado como um dia de muita felicidade para os profissionais de saúde do Hospital Municipal de Ibaté.


Após mais de 20 dias internado, Darci Benedito Camargo (73 anos) e Roseli Pereira de Almeida (48 anos) conseguiram vencer a doença e tiveram alta médica na tarde desta terça-feira. Sob os aplausos da equipe de saúde, ambos deixaram a unidade hospitalar, emocionados e agradecendo pela nova chance.


Hipertenso, o aposentado Darci Benedito Camargo,internou no dia 15 de fevereiro, após sete dias de sintomas gripais. Juntamente com a família, procurou o Centro de Atendimento e Triagem de Pacientes com Síndromes Respiratórias, conhecido como “Tenda do Covid-19”, criado desde o início da pandemia, no ano passado, para separar os pacientes com sintomas gripais, dos com outras patologias.


Após a avaliação médica, Darci acabou sendo internado para mais exames, onde foi confirmado positivo o seu teste para Covid-19. Dentro da família, ele foi o primeiro a sentir os sintomas. Em seguida, a esposa, depois a filha e a neta, que também testaram positivo, porém, como o quadro não se agravou, eles não precisaram ser internados.


Durante todo esse período de internação, a filha Alessandra conta que foi informada periodicamente sobre o estado de saúde do seu pai. “Logo após ser internado, meu pai já precisou ficar no oxigênio, sendo incluso no sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para tentar um leito de UTI, devido à gravidade do seu estado de saúde”, lembra ela. 


O paciente não precisou ser intubado e permaneceu o tempo todo consciente. “Infelizmente,ele não conseguiu a vaga, porém, venceu o Coronavírus no próprio Hospital Municipal de Ibaté. Essa vitória é mérito do quadro de médicos, equipe de profissionais do Hospital que cuidou do meu pai e não mediram esforços em momento algum, mesmo apresentando estarem exaustos”, destacou ela.


Muito emocionada, Alessandra resumiu em uma palavra o que estava sentindo: “Gratidão”. Ela agradeceu a todos da equipe médica e funcionários do hospital e, em especial, aos ibateenses que torceram e rezaram pela recuperação de seu pai.


Ao contrário de Darci, a paciente Roseli Pereira de Almeida não possuía nenhuma comorbidade. Ela internou no dia 10 de março, após oito dias de sintomas gripais, quando também procurou atendimento na "Tenda" e acabou recebendo o resultado positivo para o Covid-19.


Roseli conta que na sua família, todos ‘pegaram’ coronavírus: esposo, filho, nora e neto de quatro anos, porém, ela foi a única que necessitou ficar internada. “Não precisei de vaga na UTI, mas permaneci todo o tempo no oxigênio”, lembra.


Por telefone, a nora Emanuela contou que Roseli estava descansando, pois ainda se sente muito cansada e evita falar. Ela conta que a sogra se emociona muito quando toca no assunto da sua vitória contra o vírus.


Emanuela lembra que os sintomas nos demais familiares foi menos agressivo, em comparação ao de Roseli. “Ela foi muito bem tratada por todos do hospital. Enfatizamos o carinho que os enfermeiros e equipe tiveram para com a minha sogra Roseli, sempre incentivando sua melhora e otimistas em sua recuperação”, afirmou.


Feliz com a notícia da recuperação dos dois pacientes, o prefeito José Luiz Parella voltou a pedir o apoio de toda a população ibateense. “Graças a Deus, nesses dois casos tivemos um desfecho feliz, com os dois pacientes recuperados e de volta para casa. Porém, temos visto muitas notícias tristes também. Volto a pedir encarecidamente que evitem reuniões familiares e não se aglomerem em festinhas particulares nos finais de semana. Vamos ficar em casa! Só saiam aqueles que precisarem e cumpram todas as medidas sanitárias e de distanciamento social, usando máscara para se proteger”, alerta.


Zé Parrella lembra que todos têm um parente ou conhecido próximo que perdeu a batalha para a doença. “Tantos os hospitais públicos quanto particulares da nossa região e do Estado estão lotados. Nossos profissionais da saúde, dos quais quero aproveitar para agradecer e parabenizar pelo empenho, estão exaustos e se desdobrando para salvar vidas. Temos que fazer nossa parte e termos consciência e amor ao próximo”, finaliza o prefeito.


Fonte: São Carlos Agora