UPA DA VILA XAVIER REGISTROU QUEDA DE ATENDIMENTOS NESTE DOMINGO.





Neste domingo (07), a UPA da Vila Xavier, registrou queda nos números de atendimentos de pacientes no local. Foi muito tranquilo neste domingo, e poucas pessoas precisaram ser atendidas no local.

A tranquilidade pela UPA neste domingo, acendeu uma esperança aos Araraquarenses que estão torcendo para que o vírus perca a força, e que o mundo volte ao normal.


Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 357 - de 7 de março de 2021


 


O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 7 de março de 2021, para informar as deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19 e a situação epidemiológica do município.

 



Nesta segunda-feira, 8 de março, entra em vigor o decreto municipal nº 12.502, que atende as novas regras determinadas pelo Governo Estadual. O objetivo é ajustar e manter as restrições necessárias para o controle da transmissão da Covid-19 no município e superar essa fase crítica da doença que provocou aumento dos casos, das internações e dos óbitos.

 



O Comitê reforça que diminuição da transmissão da doença também depende de um esforço coletivo da população em manter as medidas de segurança sanitária. O uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e, principalmente, evitar aglomerações de pessoas, festas e reuniões familiares ainda são as únicas medidas para evitar o contágio antes que a vacina chegue para uma grande parte da população.

 



Situação Epidemiológica


 


Araraquara registrou neste domingo, dia 7 de março, mais 65 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 19% de 346 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 58 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 123 novos casos. Portanto, agora são 15.519 casos em Araraquara.


 

Do total de confirmados, 722 permanecem em quarentena e 14.551 já saíram. Aguardam resultado de exames 148 amostras.


 

Hoje, 190 pacientes estão internados. Destes, 120 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 118 confirmados. E 70 casos positivos estão na UTI. Do total de 190 internados, 144 são moradores de Araraquara e 46 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.


 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 88% de leitos de enfermaria e 91% de UTI.


 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 18 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 32 pacientes e o Hospital de Campanha tem 43 pacientes.


 

Foram notificados, até o momento, 246 óbitos decorrentes de Coronavírus. Os 6 óbitos mais recentes são:

 


Homem de 57 anos, sem comorbidades, internado em hospital particular desde o dia 21 de fevereiro.


 

Mulher de 71 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 28 de fevereiro.

 


Mulher de 54 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 02 de março.


 

Mulher de 61 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 22 de fevereiro.

 


Homem de 78 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 10 de fevereiro.

 


Homem de 55 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 27 de fevereiro.

 


Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.


 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).


 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.





Prefeitura retoma parceria com Igreja para ampliar estrutura de leitos

Leitos que estavam na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foram transferidos para o PS do Melhado em novembro de 2020; com agravamento da doença pela circulação de nova cepa, serão instalados mais 21 leitos no local
A Prefeitura Municipal e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Araraquara assinaram contrato nesta última quinta-feira (4) para retomada da parceria que garantiu, no ano passado, a utilização as dependências da igreja para leitos de retaguarda para pacientes com Covid-19 atendidos na Upa da Vila Xavier.

O contrato de cessão do espaço para instalação de leitos de enfermagem é de 90 dias, renováveis. No ano passado, a mesma parceria vigorou entre abril e novembro.

Na época, com o fim do contrato em vigor e com a tendência de estabilização do número de casos da doença e de internações no município, a Prefeitura entendeu ser o momento de devolver o prédio para a instituição religiosa e reabrir a unidade de saúde do Melhado, com leitos de enfermagem para pacientes do Covid-19. Todos os leitos foram transferidos para a unidade municipal.

No entanto, desde o mês passado, com o surgimento da nova cepa do vírus, mais transmissível e mais perigosa, que impulsionou, em toda a região, a curva de contaminação e levou o sistema de saúde ao limite, atuando com 100% de ocupação dos leitos, novos leitos estão sendo abertos no município.

As adequações na igreja já começaram logo após a assinatura do contrato e devem ser concluídas até o final da próxima semana, atendendo a urgência que o momento exige.

Dessa vez não será construída uma passagem externa entre a UPA e a igreja e os pacientes serão encaminhados de ambulância. Serão instalados 21 leitos, sendo 12 leitos de enfermaria no salão, dos quais 3 serão de estabilização, mais 7 leitos de enfermaria na ala do fundo e 2 leitos para pacientes sintomáticos, mas negativados.

Os profissionais de saúde que atuarão no local, que são médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, serão chamados também no início da próxima semana.

A previsão é de que a estrutura esteja montada e funcionando na semana do dia 15 de março.

“Nós agradecemos muito a igreja por ceder o local, mais uma vez. A situação da pandemia é grave e ter mais essa estrutura em frente à Upa da Vila Xavier neste momento é muito importante nas ações de enfrentamento da doença. Esperamos começar o atendimento no local o mais rápido possível”, declara Eliana Honain, secretária municipal da Saúde.

Além da estrutura da UPA Vila Xavier, que passará novamente a contar com as dependências da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e da Unidade de Retaguarda do Melhado, a Prefeitura também tem instalado o Hospital da Solidariedade, com leitos de enfermagem e de UTI.