Araraquara confirma mais 30 casos de coronavírus

 





Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 384 - de 3 de abril de 2021

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 3 de abril de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê reforça a importância do cumprimento do decreto municipal em vigor. 

A antecipação de dois feriados na Semana Santa, que prolongou o feriado de Páscoa para cinco dias em Araraquara (de quarta-feira a domingo), tem como foco principal o isolamento social e a contenção da disseminação do vírus da Covid-19.

A atenção com os protocolos sanitários é fundamental neste momento, a fim de que a cidade siga com a tendência de queda no número de contaminações por Coronavírus, internações e, consequentemente, óbitos, para que possamos, com critérios, retomar as atividades econômicas e sociais de forma segura, responsável e protegendo vidas.

Todos devem participar desta batalha conta o Coronavírus, se protegendo e protegendo suas famílias.


Situação epidemiológica

Araraquara registrou neste sábado mais 28 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 14% de 198 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde. Além destes, mais 2 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 30 novos casos. Portanto, agora são 17.501 casos em Araraquara.
 
Do total de confirmados, 247 permanecem em quarentena e 16.921 já saíram. Aguardam resultado de exames 162 amostras.
 
Hoje, 182 pacientes estão internados. Destes, 97 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 88 confirmados. E 85 estão na UTI – 6 suspeitos e 79 confirmados.
 
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 68 % de leitos de enfermaria e 92% de UTI.
 
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 14 pacientes e o Hospital de Campanha tem 46 pacientes.
 
Do total de 182 internados, 74 são moradores de Araraquara e 108 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 54 estão em Enfermaria e 54 estão em UTI.
 
Os 108 pacientes de outros municípios residem em Americana, Américo Brasiliense (12), Araras (2), Boa Esperança do Sul, Borborema, Cuiabá (MT), Gavião Peixoto, Guaíra (2), Guatapará, Ibaté (4), Ibitinga (5), Itápolis (2), Jaciara, Leme (3), Marília, Matão, Motuca (2), Naviraí, Nova Europa (3), Pirassununga, Porto Ferreira, Rincão (9), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lucia (4), Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos (32), São Gabriel do Oeste (MS), São José do Rio Preto, Tabatinga (9), Tambau e Viradouro.

Foram notificados, até o momento, 333 óbitos decorrentes de Coronavírus. 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
 
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
 
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.