Araraquara registra caso de reinfecção pela variante de Manaus



Uma mulher de 26 anos pegou covid-19 pela segunda vez em Araraquara. Desta vez ela pegou a variante P1., conhecida como a cepa de Manaus. O fato está sendo considerado como o primeiro caso de reinfecção pela nova cepa.



Segundo apurado, a moça teve covid-19 em setembro de 2020 e voltou a testar positivo em fevereiro de 2021. A amostra da jovem foi analisada  por pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade de São Paulo (USP), que confirmam a reinfecção.


Segundo Camila Romano, pesquisadora do IMT da USP e uma das responsáveis pelo estudo, em setembro a paciente foi infectada com a variante asiática, que circulava na cidade. Agora, foi reinfectada com o coronavírus, porém, com a P1.


Entre as duas infecções houve um intervalo de tempo de 128 dias. Nos dois casos, os sintomas foram leves, sem necessidade de internação.

Camila Romano diz que o caso ainda não foi submetido a revisão por outros cientistas. “Na prática clínica é observado aumento nos casos de reinfecção, mas não pode ser associado apenas à presença da variante P1. Se tivéssemos apenas a linhagem antiga, poderíamos também ter reinfecção”, diz a pesquisadora.


A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, diz que vê o caso com preocupação. “Ninguém que já teve a doença está livre de ter novamente”, analisa.


Fonte: São Carlos Agora