Contaminação em fábrica faz Johnson descartar doses de vacina

 



Johnson & Johnson disse na quarta-feira (31) que encontrou um problema na substância de um dos lotes da sua vacina contra covid-19, que vem sendo produzida pela Emergent Biosolutions, e informou que o lote não avançou para o processo final de envasamento.

A J&J não detalhou quantas doses de vacina havia no lote. O jornal The New York Times noticiou que cerca de 15 milhões de doses foram estragadas, sem citar fontes.

Times disse que os trabalhadores misturaram os ingredientes do imunizante da J&J junto com os ingredientes da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela AstraZeneca, que é produzida na mesma fábrica há várias semanas.

O erro de fabricação segue os problemas de fabricação da J&J, que é vista como uma das vacinas mais importantes em todo o mundo, porque sua aplicação é em dose única e requer relativamente pouco tratamento especial. A J&J disse que a fabricação está no caminho certo.

A companhia não respondeu diretamente à pergunta sobre o número de doses danificadas, fornecendo apenas um comunicado afirmando que o lote que estava sendo produzido na Emergent Biosolutions em Baltimore não atendeu aos padrões de qualidade e não avançou para a etapa final de envasamento, que é administrada por outra empresa.

A notícia do contratempo chega no momento em que o governo Biden tenta acelerar o envio de vacinas contra a covid-19 aos estados norte-americanos.

A J&J disse que cumpriu com seu compromisso de entregar mais de 20 milhões de doses da sua vacina de injeção única aos Estados Unidos até o final de março.

Fonte:R7