Nova Europa adota pulseira Covid para exigir isolamento

 




Desde 12 de abril, a Prefeitura de Nova Europa está monitorando as pessoas positivadas ou com suspeita de Covid-19. Por conta de um decreto baixado pelo prefeito Luizão (PTB), esses moradores devem usar uma pulseira de identificação durante o período de isolamento de 14 dias.
Segundo a Saúde Municipal, quem desrespeitar e circular sem justificativa vai ser multado em R$ 290, valor que pode ser dobrado em situação de reincidência. A cidade enfrenta uma alta de casos e soma 25 mortes pela doença, sendo mais de 84% somente neste ano.
Medida
A medida vale de 12 a 30 de abril em toda a área de Nova Europa.
A pulseira da cor vermelha tem os dizeres “Isolamento – fique em casa” e é colocada e retirada exclusivamente por agentes de saúde da prefeitura. De acordo com a prefeitura, o uso é obrigatório e irá ajudar na fiscalização das pessoas que cumprem o período de isolamento de 14 dias.
Quem descumprir a medida e for flagrado circulando pela cidade sem justificativa será multado em R$ 290. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra. Além disso, o descumprimento do isolamento será comunicado à autoridade policial e ao Ministério Público para eventual responsabilização criminal.
Canais para denúncia
Canais para denunciar o descumprimento do isolamento foram disponibilizados. Para isso, basta ligar nos seguintes números: (16) 99639-9807, 3387-1283, 3387-1711, 3387-1701.
Números
Nova Europa registrou um aumento de casos e mortes por Covid desde fevereiro. Em menos de 3 meses foram registrados 601 casos, o equivalente a 59,3% do total.

No mesmo período foram 25 mortes, o que representa mais de 84% de todos os óbitos causados pela doença desde o início da pandemia.


Fonte: Jornal Fala Cidade News - Nova Europa