Reflexologia descomplicada, já ouviu falar? Vem entender como funciona

 



Insônia, stress, asma, labirintite e até mesmo prisão de ventre estão entre as condições de saúde, e porque não dizer da beleza também, já que essas disfunções interferem na pele, que a reflexologia ou reflexoterapia descomplicada ajuda a prevenir e a tratar. A técnica, utilizada para estimular os pontos energéticos do corpo especificamente nos pés e nas mãos, libera toxinas do organismo, têm ação vasodilatadora e analgésica e auxilia na identificação de distúrbios físicos e emocionais.

Conversamos com a podologista Viviane Ripoll, parceira da homeopast, marca de cuidados com os pés e o corpo, para entender como essas terapias integrativas podem ser utilizadas como recursos complementares aos medicinais para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Confira abaixo:

Quais são os benefícios da reflexologia /reflexoterapia descomplicada para a saúde e a beleza?

Os pés e as mãos apresentam um mapeamento de pontos energéticos que espelham as diferentes partes do corpo. Pressionar e massagear essas áreas pode estimular e fortalecer os órgãos internos, auxiliando no processo de cura. A reflexologia ou reflexoterapia descomplicada foi criada para facilitar a introdução instantânea desta terapia natural e holística para a manutenção da boa saúde. Como benefícios temos: reequilíbrio do sistema nervoso diminuindo a ansiedade e a insônia, alívio de dores agudas, melhora da circulação sanguínea e do bem estar no geral, pois tem influência na atividade intestinal e no sono, autoconhecimento, aumento da produtividade, redução da ingestão e dos gastos com medicamentos, assim como na qualidade dos relacionamentos tanto em casa como no trabalho.

Quem pode realizar essa técnica? É possível fazer em casa?

A pessoa que está apta para realizar essa técnica é o podólogo reflexoterapeuta. Mas, você também pode fazer em casa, desde que tenha a orientação do seu profissional de confiança. A auto reflexologia requer um ritual. Escolha um ambiente calmo, coloque uma música tranquila e borrife no ambiente um aroma relaxante. Agora é só aproveitar. Sente-se confortavelmente, inicie a massagem com movimentos relaxantes. Fique atenta à pressão que vai aplicar nos pontos, ela pode causar um certo grau de desconforto, o que é necessário para que a ação sobre o reflexo ocorra, mas se a massagem se tornar dolorosa, não persista.

  1. Relaxe os dedos dos pés – segure cada dedo com firmeza, gire cada um e puxe delicadamente.

  2. Polegar – ele é a ferramenta mais importante da massagem. Dobre-o ligeiramente, volte à posição inicial e empurre cuidadosamente a ponta do polegar para frente.

  3. Mão fechada – com a mão fechada em formato de “soquinho” massageie a sola dos pés, de baixo para cima, desde o calcanhar até quase chegar nos dedos.

  4. Rotação do tornozelo – segure o pé e faça movimentos de rotação bem devagar e de ambos os lados.

  5. Segure o pé – com uma das mão segure em torno da canela, com a outra segure a ponta do pé e pressione levemente os dedos para frente, mantendo uma força constante.

  6. Dedos dos pés – massageie sutilmente os dedos dos pés, um por um.

Por fim, repita os procedimentos de 5 a 10 vezes, cada.

Os óleos essenciais podem ajudar?

Podem e muito. São verdadeiros aliados da reflexologia/reflexoterapia descomplicada. Quando aplicados nos pés, seus efeitos já podem ser sentidos pouco tempo depois. Mas vale lembrar que apenas os óleos de lavanda e melaleuca não precisam ser diluídos, pois evaporam com facilidade. As melhores opções de óleos mais nutritivos são os de girassol, semente de uva e gérmen de trigo, pois promovem uma melhor permeação. Cremes que contenham óleos essenciais em suas fórmulas também são uma ótima escolha, pois além dos benefícios auxiliam no momento do protocolo, já que as mãos deslizam com mais facilidade. Ah! E ainda deixa a massagem relaxante do final da sessão ainda mais prazerosa.

Quais são as contraindicações da reflexologia/reflexoterapia descomplicada?

Pacientes oncológicos, lactantes e diabéticos devem ter autorização médica para realizar essa técnica.