São Carlos fecha março com crescimento de 97,5% nas mortes por covid





Uma estatística difícil de encarar. São Carlos registrou 79 mortes por covid 19. Até então, fevereiro foi o mês mais agressivo do coronavírus, quando foram registrados 40 óbitos. O último boletim, divulgado pela Vigilância Epidemiológica na quinta-feira (1), aponta para 217 mortes até aqui. Esses números de março estão sujeitos a mudanças, uma vez que o sistema E-SUS, em alguns casos, demora para contabilizar óbitos. 


O mês fechou com a morte de um homem de 70 anos, que estava internado em hospital particular e morreu na noite de 31 de março.


Das mortes registradas, chama a atenção o perfil dos pacientes derrotados pelo vírus. Três deles contavam com idades entre 27 e 39 anos e outros cinco entre 40 e 49 anos.


Os dados da Fundação Seade, que retratam as estatísticas do coronavírus em seu portal, apontam para um perfil etário diferente do início da pandemia.

Em 200 óbitos contabilizados pelo setor estatístico do governo de São Carlos, 23,5% dos casos de contaminação ocorreram em indivíduos de 30 a 39 anos.


Em seguida, o grupo entre 20 e 29 anos foi o responsável por 20,3% das contaminações. A terceira faixa etária responsável por disseminar o vírus ficou entre 40 e 49 anos com 19,7%. O professor Bernardino Alves Souto, médico e coordenador do Comitê Coronavírus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), revela que, de fato, os jovens se resguardam menos e se tornaram potenciais espalhadores do vírus. "O mês de março foi o pior na história da pandemia na cidade, com um número elevadíssimo de casos e de mortes, inclusive com uma proporção alta se compararmos com fevereiro. O número de internações também foi o mais alto da temporada da covid no município", comentou



Mortes


De 200 óbitos, os dados mostram que as mortes entre 70 e 79 anos chega a 26%; de 60 a 69 anos, 24,5%; 80 a 89, 21% e 90 anos ou mais, 10,5%. A Prefeitura, em seu Boletim Covid, não esmiúça o perfil etário de contaminados e dos óbitos.

Ainda com base nos dados da Fundação Seade, com a desatualização de 17 mortes, a prevalência de mortes é de pessoas do sexo masculino com 64%. As mulheres respondem por 37% das mortes. A taxa de letalidade entre as mulheres fica em 1%; em homens, 1,9%.


Abril difícil


Das doenças pré-existentes em pacientes que morreram, as estatísticas revelam que 53,5% era cardiopatas e 32% diabéticos. "É preocupante, pois quanto maior a internação, maior é a possibilidade de crescimento de novas mortes a partir das próximas semanas. O prognóstico para abril, ainda, é muito ruim para São Carlos, se a gente continuar apenas com as medidas de controle adotadas até agora. Precisamos endurecer as medidas de controle da covid para que a gente possa minimizar essa situação", concluiu.


Números oficiais divulgados pela Prefeitura Municipal