ARARAQUARA NÃO REGISTRA NENHUMA MORTE POR COVID EM 48 HORAS.

 





Vacinação contra a Covid-19


 

Está começando hoje a vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades com 53 anos ou mais. Amanhã, dia 19, tem início a vacinação das pessoas com comorbidades de 51 e 52 anos e, na quinta, dia 10, as pessoas com comorbidades de 50 anos ou mais.

 


No ato da imunização, as pessoas com comorbidades devem apresentar relatório médico dos últimos três meses de tratamento. Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 


Também a partir de hoje, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 50 anos ou mais já podem se vacinar. E segue a imunização de pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados, portadores do vírus HIV (55 a 59 anos) e pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos.


 

Prossegue ainda a aplicação de segunda dose em idosos, em qualquer ponto de vacinação, e a imunização de gestantes e puérperas acima de 18 anos que tenham comorbidades, somente no drive-thru do Cear, no drive-thru do Sesc e na unidade de saúde da Vila Xavier.


 

E idosos com 60 anos ou mais continuam recebendo a primeira dose em um dos seis pontos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde.


 

Confira no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais, os pontos de vacinação, faixas etárias, quais documentos devem ser apresentados e a relação de comorbidades incluídas como prioritárias.

 


Araraquara já aplicou 88.798 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 57.091 da primeira dose e 31.707 da segunda dose.


 

Situação epidemiológica


 

Araraquara registrou nesta terça-feira mais 87 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 10,8% de 805 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 23,7% de 358 amostras.


 

Portanto, agora são 20.131 casos em Araraquara.

 


Do total de confirmados, 494 permanecem em quarentena e 19.212 já saíram. Aguardam resultado de exames 644 amostras.


 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 17 de maio, 447 testes, em 16 estabelecimentos, com 2 positivados, um no setor de serviços e outro na construção civil.


 

Hoje, 183 pacientes estão internados. Destes, 93 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 83 confirmados. E 90 estão na UTI – 3 suspeitos e 87 confirmados.

 


Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 56% de leitos de enfermaria e 95% de UTI.


 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 37 pacientes, o Hospital São Francisco tem 32 pacientes, o Hospital de Campanha tem 40 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense tem 38 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 19 pacientes.

 


Do total de 183 internados, 87 são moradores de Araraquara e 96 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 47 estão em Enfermaria e 49 estão em UTI.

 


Os 96 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (11), Araras (1), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (6), Borborema (6), Capivari (3), Carapicuíba (1), Cerquilho (2), Descalvado (1), Dourado (3), Gavião Peixoto (5), Guariba (1), Ibaté (2), Ibitinga (4), Itápolis (9), Jardinópolis (1), Leme (1), Limeira (1), Marília (1), Matão (3), Motuca (1), Piracicaba (2), Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (3), Santa Adélia (1), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Lucia (3), São Carlos (16), Tabatinga (2), Taiuva (1).

 


Araraquara registrou, até o momento, 425 óbitos decorrentes de Covid-19. Não há registro de óbito nas últimas 24 horas.

 


Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 


Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).


 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.