Continua a vacinação contra a gripe de pessoas com 60 anos ou mais e professores

 




A Secretaria Municipal de Saúde reforça que continua a vacinação contra a gripe de pessoas com 60 anos ou mais e professores. É a segunda etapa da campanha nacional.

Geralmente, a vacinação contra a gripe começa pelos idosos. Mas, por conta da pandemia e para evitar conflito com a imunização contra a Covid-19, a população acima de 60 anos está sendo contemplada nesta segunda etapa, que começou na última segunda feira, dia 11.

Ė importante que as pessoas tomem a vacina contra a gripe, porque ela ajuda a evitar complicações respiratórias. Para quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra Covid-19, a orientação é que se respeite um intervalo de 14 dias antes ou depois de tomar uma das vacinas, para que um imunizante não interfira na produção de anticorpos do outro.

Também podem continuar comparecendo aos postos as pessoas que integram os grupos da primeira etapa da campanha.

A vacina contra a gripe, em Araraquara, está sendo aplicada nas unidades de saúde do município, das 8 às 16 horas, com exceção das unidades que estão prestando atendimento para Covid-19, que são Jardim Ieda, Vila Xavier, UPA Valle Verde e a unidade de saúde do Sesa (que estão aplicando a vacina contra a Covid-19), além das unidades do Cecap, Vila Melhado e Selmi Dei I (que estão com horário estendido para consulta e teste de Covid-19).

Vacinação contra Covid-19

Também continua a vacinação contra a Covid-19 das pessoas com 55 anos ou mais, com comorbidades, nos seis pontos de vacinação que estão instalados na unidade de saúde do Sesa (com capacidade de até 200 doses por dia) e Unidades Básicas de Saúde do Jardim Ieda, da Vila Xavier e estacionamento da UPA do Valle Verde, das 8 às 15 horas; além do drive-thru do Sesc, das 8 às 16 horas, e do drive-thru do CEAR, das 9 às 15 horas.

No ato da imunização, as pessoas com comorbidades devem apresentar relatório médico dos últimos três meses de tratamento. Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Pessoas com deficiência física permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos, pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados, portadores do vírus HIV e pessoas com síndrome de Down, maiores de 18 anos também estão sendo vacinados.

A vacinação de grávidas e também puéperas com comorbidades continua suspensa no município.

Confira no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais os pontos de vacinação dos grupos com comorbidades, as faixas etárias e os documentos que devem ser apresentados.

Araraquara já aplicou 88.220 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 56.670 da primeira dose e 31.550 da segunda dose.