Gota de Leite busca sensibilizar novas doadoras de leite humano

 




Para marcar o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, neste 19 de maio, a Maternidade Gota de Leite realiza nesta quarta-feira (19) a exposição do Posto de Coleta, com fotos e depoimentos de mães doadoras, visando sensibilizar novas doações em Araraquara.

Segundo a nutricionista e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite, Mayara Assoni, em virtude da pandemia, houve redução no número de mães doadoras na cidade. “A gente continua priorizando o leite humano para bebês prematuros, de extremo ou baixo peso, mas a quantidade disponível é menor do que é o necessário. Por isso, precisamos de novas doadoras para aumentar o estoque deste leite”, explica a nutricionista.

Para se tornar doadora, basta a mulher comparecer pessoalmente à Gota de Leite, ao menos uma primeira vez, e preencher um cadastro. Além de fazer exame de sangue, a futura doadora receberá um kit para a coleta em casa. A própria Maternidade se encarrega de recolher o leite em domicílio.

“O leite humano é o primeiro e principal alimento que o bebê prematuro pode receber, principalmente aquele que não consegue sugar o leite materno”, enfatiza a nutricionista.

Vale destacar, ainda de acordo com Mayara Assoni, que a doação tem que ser contínua, já que o leite estocado no Posto da Maternidade tem prazo de validade para amamentar os prematuros.

O Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite está localizado na Rua Carlos Gomes (Rua 6), nº 1610, no Centro, com telefone (16) 3305-1530.

Legislação

Em 2017, o prefeito Edinho sancionou a lei pelo Dia Municipal de Doação do Leite Humano, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), que é comemorado em 19 de maio.

O objetivo dessa lei é levar informações sobre os benefícios do aleitamento materno para as mães e as crianças, e incentivar a doação.