2ª dose da vacina AstraZeneca é suspensa no Chile para pessoas com menos de 45 anos

 




As autoridades da saúde do Chile anunciaram nesta quinta-feira (3) que suspenderão temporariamente a administração da segunda dose da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 para pessoas com menos de 45 anos "por precaução", após ter sido identificado um possível caso de efeito adverso.

"Estamos esperando o resultado de uma investigação. Amanhã (sexta-feira) o Instituto de Saúde Pública (ISP) dará o resultado, se houve ou não um efeito adverso em um paciente de 31 anos", explicou o ministro da Saúde, Enrique Paris.

A vacina da Universidade de Oxford e AstraZeneca foi aprovada no país em abril para o uso emergencial em mulheres com mais de 55 anos e homens com mais de 18, para evitar o risco de trombose.

"Por precaução, conseguimos chegar a esta resolução de postergar a segunda dose e aplicá-la em maiores de 45 anos, como em outros países do mundo", acrescentou.

O novo anúncio vem dias após o aviso de que seria encurtado o tempo de administração entre as duas doses em homens com menos de 45 anos para 28 dias, em vez de 12 semanas, o tempo habitual.

O Chile, com 19 milhões de habitantes, realiza um dos processos de vacinação mais rápidos do mundo: 52,7% da população-alvo já recebeu as duas doses.