ARARAQUARA REGISTRA UMA NOVA MORTE POR CORONAVÍRUS.

 




Situação epidemiológica
 

 
Araraquara registrou nesta terça-feira mais 156 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 17,68% de 882 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 24,39% de 615 amostras.


Araraquara soma 21.639 casos confirmados de Covid-19.
 

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus mantém o sinal de alerta para toda a cidade, considerando hoje a taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos), que foi superior a 15%, e a taxa de positividade dos testes realizados em indivíduos sintomáticos, superior a 20%.
 

Diante do segundo dia consecutivo de estado de alerta, o Comitê permanece atento ao avanço da Covid-19 no município, analisando com rigor a situação epidemiológica para deliberar sobre as ações necessárias de controle da transmissão do vírus que o momento exige.


O Comitê reforça que a participação de toda a população nesta luta é fundamental. Por mais que os serviços de saúde se organizem, somente com a conscientização de todos, com a adoção rigorosa das medidas sanitárias, evitando qualquer tipo de aglomeração e usando máscara corretamente, além do respeito à restrição noturna de circulação, será possível manter o controle da pandemia.


E o Comitê destaca ainda que, de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.


A força-tarefa da Prefeitura continua intensificando o trabalho de fiscalização para garantir o cumprimento do decreto municipal.
 

Ainda em relação à situação epidemiológica, do total de confirmados, 788 permanecem em quarentena e 20.404 já saíram. Aguardam resultado de exames 1.043 amostras.
 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 31 de maio, 267 testes, em 26 estabelecimentos, sendo 6 positivados em diferentes estabelecimentos dos setores de serviços e indústria.

 
Hoje, 187 pacientes estão internados. Destes, 102 estão em enfermaria – 1 suspeito e 101 confirmados. E 85 estão na UTI, 1 suspeito e 84 confirmados.
 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 63% de leitos de enfermaria e 83% de UTI.
 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 12 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 32 pacientes, o Hospital São Francisco tem 28 pacientes, o Hospital de Campanha tem 50 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 43 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 22 pacientes.
 

Do total de 187 internados, 93 são moradores de Araraquara e 94 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 45 estão em enfermaria e 49 estão em UTI.
 

Os 94 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (9), Araras (1), Assis (1), Batatais (2), Boa Esperança do Sul (2), Borborema (3), Dourado (2), Frutal (1), Gavião Peixoto (5), Guaíra (1), Guariba (1), Ibaté (4), Ibitinga (5), Igaraçú do Tietê (1), Itápolis (11), Jaboticabal (1), Jardinópolis (1), Leme (1), Limeira (1), Marília (2), Matão (2), Morro Agudo (1), Motuca (1), Piracicaba (4), Porto Ferreira (3), Pradópolis (1), Rincão (2), Santa Adélia (1), Santa Albertina (1), Santa Rita do Passa Quatro (1), São Carlos (16), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Tambaú (1) e Taquaritinga (1).
 

Araraquara registrou, até o momento, 447 óbitos decorrentes de Covid-19. E um óbito suspeito está sendo investigado.
 

O óbito registrado nas últimas 24 horas é de um homem de 59 anos, com comorbidades, que deu entrada em unidade de saúde da rede pública em 31 de maio.
 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
 

Araraquara já aplicou 100.759 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 64.989 da primeira dose e 35.770 da segunda dose.
 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.