Coral São Francisco participa de homenagem ao centenário de Zé Keti

 



A apresentação virtual, em conjunto com o Coral Aquarela, está disponível no Youtube e conta com a participação de 36 cantores que interpretam a canção "A Voz do Morro"

O Coral São Francisco, sob a regência de Gabriel Locher, participou de uma homenagem ao centenário de nascimento de Zé Keti, músico e compositor carioca, que é uma das principais referências do samba.

A apresentação virtual, realizada em conjunto com o Coral Aquarela, contou com a participação de 36 cantores que interpretaram "A Voz do Morro" e foi disponibilizada no Youtube.

De acordo com Gabriel Locher, responsável pelo arranjo, regência, produção e edição da apresentação virtual, a proposta foi unir a homenagem e oferecer uma música animada diante do cenário vivido pela sociedade.

"Em 2021, o Zé Keti completaria 100 anos e a escolha da canção foi por ser um samba narrado pelo próprio samba. Uma música animada para momentos tão difíceis como o que estamos vivendo", comenta Locher.

Diante da necessidade de restrições sanitárias e distanciamento social em razão da pandemia da covid-19, os ensaios do Coral São Francisco estão ocorrendo em sistema remoto, permitindo uma dinâmica para a gravação das apresentações virtuais.

"Com a pandemia, tive que adaptar o sistema de ensaios para o modelo remoto. É bem diferente do presencial, mas a dinâmica se parece em muitos aspectos. Lemos o arranjo do início ao fim, voz por voz, para que todos tenham familiaridade com as linhas melódicas e contrapontos. Finalizado o processo de leitura, começam as gravações. Os coralistas gravam a voz sincronizada com o restante do grupo, é feita a edição e o vídeo vai para o ar. Entendemos cada visualização e curtida como um aplauso remoto, fazendo nosso trabalho, tão desafiador neste momento, ser cada vez mais gratificante", ressalta Locher.

Para o regente do Coral São Francisco, o resultado representa um alento para os participantes e para o público que tem acesso às apresentações virtuais.

"O Coral é um momento de alento para todos, mais ainda para os profissionais da saúde, que trabalham incansavelmente desde o início da pandemia. A música traz conforto tanto para quem faz quanto para quem ouve e, apesar da responsabilidade musical, o processo todo é bem relaxante. É o momento em que, como disse em minha composição ‘Distanciamento Coral’, a nossa força vem da nossa voz", diz Locher.

A médica infectologista Silvia Fonseca, Diretora Nacional de Infectologia do Sistema Hapvida, que administra o Grupo São Francisco, participa do coral desde sua criação em 2013 e afirma que as apresentações virtuais são uma forma de produzir diante das restrições para ensaio devido à pandemia da covid-19.

"O coral está com restrição de ensaios agora, mas durante a pandemia fizemos três apresentações online com uma música sobre pandemia, a apresentação de Natal e essa sobre o centenário do Zé Keti", comenta Silvia.

Os interessados podem conferir a apresentação do Coral São Francisco em homenagem ao compositor Zé Keti acessando o link: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=bPqqNNwxpaI