Fiscalização faz mais de 3,5 mil abordagens e 505 testes de covid

 




Força-tarefa supera 3,5 mil abordagens com 505 testes nas barreiras sanitárias desde domingo

 

 

Mais de 3.5 mil abordagens foram realizadas nas barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa da Prefeitura Municipal, durante o período de vigência do decreto municipal que estipulou medidas restritivas voltadas à contenção da disseminação da COVID-19 no Município.

De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Públicade domingo (20) até esta sexta-feira (25), foram realizadas 3.349 abordagens a veículos que circulavam nos acessos da cidade, além das 203 abordagens feitas no terminal rodoviário a pessoas que desembarcavam na cidade no transporte intermunicipal, totalizando 3.552 abordagens, com a aplicação de 505 testes para Covid-19, sendo 15 positivados.

Para a entrada em Araraquara, de acordo com o decreto municipal em vigor, é necessário apresentar um teste negativo de Covid-19 feito em até 48 horas antes de passar pela fiscalização. Quem não apresenta teste, mas alega motivo essencial para estar na cidade, passa por teste rápido e é diagnosticado na hora. 

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, explicou que as pessoas confirmadas com Covid-19 nas barreiras sanitárias eram assintomáticas. “Eram pessoas que não tinham sintomas gripais e não sabiam que estavam infectadas, podendo transmitir o vírus enquanto circulariam pela cidade. Isso reforça a importância da ação, que vem sendo realizada desde o mês de março”, destaca ele.

Em caso positivo de exame positivo, a pessoa recebe todas as informações e é encaminhada à UPA da Vila Xavier, o polo de triagem para casos suspeitos da Covid-19, onde ela realiza um novo exame e é orientada a ficar em isolamento domiciliar.