Sobe para 9 número de mortes em desabamento de prédio na Flórida

 



O número de mortos devido ao desabamento parcial de um prédio na cidade de Surfside, perto de Miami, Flórida, aumentou para nove, disseram as autoridades locais neste domingo (27).

"Encontramos quatro outros corpos nos escombros, além de restos humanos", disse a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, em entrevista coletiva, sem dar conta das mudanças no número de desaparecidos, que no último minuto do sábado estava em 156.

As operações de buscas foram dificultadas ontem por um incêndio registrado no prédio de 12 andares, chamado Champlain Towers, que colapsou parcialmente na madrugada de quinta-feira (24).

Os bombeiros não conseguiram localizar o foco do incêndio nesta região localizada em frente ao mar, ao norte de Miami Beach.

A fumaça se espalhou pelos escombros, tornando inacessíveis algumas áreas de buscas, segundo a prefeita.

"Mantemos a esperança. Continuamos procurando sobreviventes entre os escombros, é nossa prioridade e nossas equipes não pararam" os trabalhos, assegurou no sábado Levine aos jornalistas.

Uma das vítimas foi identificada como Stacie Fang, mãe de um adolescente de 15 anos resgatado dos escombros. Segundo o jornal Miami Herald, a mulher faleceu no hospital para onde foi levada.

Quase um terço dos desaparecidos é de estrangeiros: nove são argentinos, seis paraguaios — entre eles a irmã da primeira-dama do Paraguai — e pelo menos quatro são canadenses, segundo as autoridades.

As famílias, cada vez mais frustradas, demonstram impaciência e temem que o alto número de desaparecidos faça subir o de mortos.

72 horas

Buscas foram dificultadas ontem por causa de um incêndio nos escombros

Buscas foram dificultadas ontem por causa de um incêndio nos escombros

GIORGIO VIERA/AFP

Alguns familiares das vítimas criticam as operações de resgate e começam a perder as esperanças.

"Nenhum socorrista tentou retirar os escombros, pouco a pouco, mesmo com as mãos, sem uma máquina, para retirar as pessoas", declarou na sexta-feira Maurice Wachsmann à AFP.

Seu melhor amigo e outro conhecido estão entre os desaparecidos.

"O amigo da minha mãe está lá [sob os escombros]. Queremos ter esperança, mas temos que ser realistas. O passo seguinte é estar ao lado das famílias e averiguar porque isto aconteceu", disse Mark, de 55 anos, sem revelar seu sobrenome.

"Nossa experiência é que durante as primeiras 72 horas há muitas chances de que as pessoas continuem vivas lá dentro", disse à emissora CBS o bombeiro do condado de Miami-Dade Danny Cardeso.

Os socorristas, que ouvem barulhos vindos dos escombros mas não têm certeza de que sejam produzidos por pessoas, fizeram um túnel sob o estacionamento alagado do edifício para tentar chegar a possíveis sobreviventes.

Perto do local da catástrofe foi erguido um monumento com velas, flores e cerca de 40 fotos dos desaparecidos.

"Temos uma amiga que conseguiu escapar do prédio com seu marido", disse no sábado à AFP Gina Berlin, de 54 anos, que mora na região desde 1992. "Ainda estou em choque e vim rezar pelos desaparecidos".

Danos estruturais

Prédio foi construído na década de 1980 e tinha relato recente de danos estruturais

Prédio foi construído na década de 1980 e tinha relato recente de danos estruturais

GIANRIGO MARLETTA/AFP

As dúvidas sobre as causas do colapso se multiplicaram nos últimos dias e a investigação provavelmente vai durar meses.

No entanto, um relatório de 2018 sobre as condições do prédio revelou "danos estruturais significativos" e "rachaduras" no subsolo, de acordo com documentos divulgados na noite de sexta-feira pelo governo da Surfside.

“A impermeabilização sob a borda da piscina e da via de acesso para veículos [...] ultrapassou sua vida útil e por isso deve ser totalmente removida e substituída”, destacou o especialista Frank Morabito, diretor da Morabito Consultores, em um relatório.

“A impermeabilização defeituosa causa danos estruturais significativos à laje de concreto estrutural abaixo dessas áreas”, acrescentou o documento.

"Se a impermeabilização não for substituída no futuro próximo, o grau de deterioração do concreto vai se expandir exponencialmente", destaca o estudo, que não mencionou o risco de desabamento embora recomende a realização de reparos para manter a "integridade estrutural".

Até agora, as atenções tinham se voltado especialmente para um relatório de 2020, que revelou que o edifício havia sofrido um afundamento a um nível de quase dois milímetros por ano entre 1993 e 1999.

No entanto, Shimon Wdowinski, um dos autores do estudo e professor da Universidade Internacional da Flórida (FIU), disse à emissora CNN que não sabia "se o colapso era previsível".


Fonte:R7