SP muda o ensino médio a partir de 2022; veja como fica o currículo

 



Estudantes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo já podem começar a pensar nas áreas que pretendem estudar mais a partir do ano que vem. A Seduc (Secretaria de Estado da Educação) apresentou nesta terça-feira (15) os itinerários formativos, as áreas que alunos podem escolher estudar.

O novo ensino médio deve ser implantado em todo o país a partir de 2022. A proposta é aproximar os jovens da realidade do mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento de um projeto de vida, daí um currículo mais flexível, que permita ao jovem fazer escolhas e aprofundar seu conhecimento em determinada área ou seguir para o ensino técnico.

Em São Paulo, os estudantes do ensino médio têm no primeiro ano um currículo básico, com uma formação geral. A partir do segundo ano, a formação segue a proposta do Inova Educação (Projeto de Vida, Eletivas, Tecnologia e Inovação). 

A implementação dos itinerários formativos nas escolas estaduais passa pelos três componentes curriculares propostos pelo Inova Educação (Projeto de Vida, Eletivas, Tecnologia e Inovação) e os itinerários que seguem nas áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza; e seis áreas integradas: Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O estudante ainda poderá optar pela formação técnica e profissional. 

Os alunos do ensino médio devem demonstrar interesse em qual área seguir até o dia 8 de julho por meio da SED (Secretaria Escolar Digital). A partir dos questionários, as escolas irão definir quais itinerários serão disponibilizados no momento da rematrícula para a 2º série do ensino médio.

De a quarta (16) a sexta-feira (18), os estudantes poderão acompanhar pelo Centro de Mídias explicações detalhadas sobre cada itinerário.

Fonte:R7