Casal de comerciantes vence a Covid-19 e família unida comemora




Uma história com final feliz. Assim foi a dupla vitória do casal de comerciantes Norberto de Fátimo Veronese e Aparecida Donizetti Borelli Veronese, ambos com 65 anos. Pertencentes ao grupo de risco, superaram a Covid-19. Chegaram a ser intubados e correram risco de morte.


Recuperados e ainda mais unidos, são os anjos da guarda da família que concedeu entrevista ao São Carlos Agora para contar esta marcante história de superação.


A filha Silmara Veronese Gava, 39 anos, balconista, foi a porta-voz. Ao lado do marido Carlos Alberto Gava, 39 anos, manobrista e do filho Cauã, 4 anos, além do irmão Tiago Veronese, 37 anos, técnico em eletrodomésticos e da cunhada Andréa Ap. Braga Veronese, 32 anos, balconista, detalhou todo o sofrimento, a união, as orações, as boas vibrações, a luta e a superação da família que está ainda mais unida após este duro episódio que a vida reservou. Nem mesmo o animal de estimação, Ramon, um cãozinho de dona Aparecida foi esquecido e considerado peça importante nesta história de amor e gratidão.


A INFECÇÃO


Norberto e Aparecida residem no Parque dos Timburis, mas possuem uma tradicional loja que conserta aparelhos eletrodomésticos no centro de São Carlos, local onde acredita a filha tenha sido o local onde toda a família se infectou, já que recebiam clientes diversos. “Quando começamos a ter os sintomas provocados pelo SARS-CoV-2 todas as pessoas que trabalham na loja passaram por exames e foram isolados”, contou Silmara.


Ai começou o drama, pois a primeira pessoa a apresentar os sintomas, no dia 26 de fevereiro, foi sua mãe, Dona Aparecida. “Ela sentia dores pelo corpo e tosse. Levamos ela na Unimed para fazer o exame e fomos orientados a ficar em casa até sair o resultado”, disse. “No dia 1º de março foi positivada e no dia 4, internada. Meu pai foi o mesmo processo e internado um dia antes da minha mãe (3). Eu também tive a doença. Fiquei mal uns 12 dias, com fraqueza, tosse e falta de ar”, relatou Silmara.



PAIS INTUBADOS


O drama familiar começou quando os médicos informaram que Norberto e dona Aparecida necessitariam ser intubados. Assim, na UTI Covid da Unimed, o casal iniciou a mais dura batalha pela vida. Unidos em pensamentos, mas separados por aparelhos.


“Foi uma eternidade”, lembra Silmara”. Norberto ficou 15 dias intubado e correu risco de morte. “Teve uma vez que o médico ligou e disse que não via luz no fim do túnel, devido à gravidade do seu estado”, completou.


A mãe, dona Aparecida, foi ainda mais grave. Ficou 30 dias intubada e foi necessário fazer a traqueostomia. “Não nego que tinha momentos que batia o desespero. Saber que a gente poderia perder os pais. Toda a família ficou arrasada, sem chão. Nós íamos para o trabalho e ao entrar na loja dava aquele vazio. Olhávamos para os lados e não víamos nossos pais. Era um vazio muito grande. Até mesmo quando a gente alimentava o Ramon (cão de estimação de dona Aparecida) sentia a tristeza no cachorrinho”, conta.


A SUPERAÇÃO


Os dias de tristeza e de dor foram muitos. Mas a compreensão e carinho do netinho Cauã, as orações (dia e noite) dos familiares, as mensagens de conforto dos amigos fez com que todos ficassem em pé. “Foi muita fé envolvida. Muito amor e carinho. Muita união nos momentos mais difíceis”, diz emocionada Silmara.


A cada dia, uma força extra diferente até que em determinado momento o médico que cuidava dos pais ligou e queria fazer uma chamada de vídeo. “Eu recebia as ligações diárias. Esperava por elas. Mas eram as normais. Quando ele disse que queria fazer uma de vídeo, senti um medo grande, pois pensei no pior. Passou muita coisa pela minha cabeça. Mas permiti a ligação de vídeo. Ai o médico apareceu e disse que meu pai tinha sido extubado e não corria mais risco. Foi muita festa, choradeira. No dia seguinte ele foi para a Santa Casa, acordou e fez a chamada de vídeo. Não sei nem traduzir o que eu sentia”, disse Silmara.



Porém, a mãe ainda estava intubada e na UTI. Mas Silmara contou que sua fé, bem como de toda a família aumentou ainda mais e veio a certeza que ela também ia se recuperar. “Para você ter uma ideia, depois que meu pai saiu da UTI e foi extubado eu deixei a mala da minha mãe pronta. Tinha a certeza que os médicos ligariam para levar ela para a Santa Casa também”, afirmou.


A previsão otimista de Silmara deu certo, pois após 15 dias dona Aparecida se recuperou, foi extubada e também foi para a Santa Casa. “Foram momentos de extrema felicidade, de muita gratidão, carinho e fé”, reforçou.


APÓS TEMPESTADE, A BONANÇA


Passou a tempestade, veio a bonança. Mas o medo e o receio ronda a família, pois as lembranças de dias turbulentos, marcam. “A sensação de se infectar novamente é muito ruim. Meus pais já tomaram a vacina, graças a Deus e eu não vejo a hora de ser vacinada. Bem como toda a família”, afirmou, salientando que todos se cuidavam muito.


“Mas a loja é aberta e frequentada. Os cuidados foram redobrados e estamos sendo muito exigentes. Queremos que todos usem máscaras, álcool gel e mantenham o distanciamento social”, afirmou Silmara, salientando que não é necessário fechar o comércio. “Não precisamos ir a loucura extrema, mas respeitar o que as autoridades sanitárias e médicas ordenam. Eles estudaram e sabem como devemos nos cuidar para não termos problemas de se infectar”, alertou.


VITORIOSOS


“Posso considerar que somos uma família vitoriosa. Temos dois milagres dentro de casa”, disse ao se referir aos pais. “São dois anjos e só tenho a agradecer a Deus, que é maravilhoso em nossas vidas”, desabafou.


Aos prantos, a reportagem do São Carlos Agora indagou o que ela diria aos pais naquele momento, olhando em seus olhos. “Obrigada por nunca desistirem. Mesmo em coma, em pensamento, pedia para eles continuarem com a gente. Foi uma fase complicada...”.


ETERNAMENTE GRATA


Por fim, Silmara, que falou em nome de toda a família disse estar eternamente grata a todos que proporcionaram a vida aos seus pais. Não tinha palavras para mensurar, mas fez questão de deixar um emocionado depoimento para os seus super-heróis da linha de frente no combate ao novo coronavírus:


“Quero agradecer primeiramente a Deus que se faz sempre muito presente em nossas vidas, ao Dr. Marcus Bizarro, Dra. Carolina (não sei o nome dela completo), todos (as) enfermeiros (as) e toda equipe da Unimed São Carlos. E também a Equipe Viver Bem da Unimed que prestou atendimento em domicílio com todo carinho e cuidado. Ao fisioterapeuta Marcos Auad, Márcia Antunes Silva.


A Elissandra Moreira Zanchin que faz um excelente trabalho com lazer na grande ferida que minha mãe teve e que graças a Deus está se fechando.


E agradecer a toda família e amigos que oraram incansavelmente pela saúde e recuperação de nossa família.


Meus pais são verdadeiros testemunhos de Deus. Nossos milagres...”




Fonte: São Carlos Agora