Gama resgata duas corujas que estavam mantidas em cativeiro

 



Gama (Guarda Municipal de Americana) resgatou, na noite desta segunda-feira (6), duas corujas que eram mantidas em cativeiro em uma residência no Jardim São Vito, em Americana.

Após denúncia anônima recebida pelos patrulheiros, a equipe foi até o local e constatou que as corujas, pertencentes a espécie Suindara (Tyto furcata), estavam presas dentro de uma caixa plástica, com um cobertor por cima.

Corujas filhotes são da espécie Suindara (Tyto furcata) – Foto: Gama / Divulgação

O responsável pela residência, um aposentado de 67 anos, não possuía licença ou autorização para manter as aves em cativeiro. Ele foi encaminhado para delegacia, onde prestou esclarecimentos e assinou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

As corujas, ainda filhotes, não apresentavam machucados ou maus-tratos, e foram conduzidas ao Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco”, na manhã desta terça-feira (6).

Elas foram recebidas pelo biólogo Guilherme Guidolin Galassi e passarão por uma avaliação veterinária. Os animais ficarão em observação até estarem prontos para a soltura na natureza.