Ministério da Saúde diz que vacinas da Janssen congeladas são seguras

 


Por Agência Estado


Ministério da Saúde informou, na noite deste sábado, 3, que as vacinas da Janssen que chegaram congeladas ao Distrito Federal não estragaram, são seguras e podem ser usadas normalmente.

Mais cedo, o governo do DF informou que 40,1 mil doses da Janssen recebidas nesta manhã chegaram congeladas, fora da temperatura adequada de armazenamento, de 2º C. A constatação levou as autoridades sanitárias regionais a colocarem o lote em quarentena, indisponível para uso.

O ministério, porém, em nota, frisou que o governo regional reportou apenas 2.880 doses fora da temperatura adequada.

O carregamento foi vistoriado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A conclusão foi a de que a temperatura não influenciou a qualidade dos imunizantes.

Das que estão incluídas no Programa Nacional de Imunização para o enfrentamento à Covid-19, a vacina da Janssen é a única que requer aplicação de apenas uma dose.

Procurado sobre quando e como aplicará as doses vistoriadas e sobre o porquê de ter informado inicialmente que todo o carregamento da Janssen estava congelado, o governo do DF ainda não se manifestou.

A gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB) vem sendo criticada por especialistas por causa do ritmo lento de vacinação. Neste sábado (3), foi aberto o agendamento de vacinação para pessoas a partir de 44 anos.