Número de internados por Covid-19 em Araraquara é o menor desde 7 de fevereiro





São 148 pacientes do município e da região em hospitais públicos e privados; índice se equipara ao período anterior à confirmação da circulação da variante P.1


O número de pacientes internados por Covid-19 em hospitais públicos e privados de Araraquara, incluindo pessoas do município e da região, atingiu nesta quinta-feira (15) o menor patamar desde 7 de fevereiro, período anterior à confirmação da circulação da variante P.1 (a cepa de Manaus) e ao primeiro lockdown.

Segundo o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus desta quinta, 148 pacientes estão infectados pelo coronavírus e internados em hospitais do município, sendo 84 em enfermaria e 64 em UTI.

A última vez que Araraquara teve número de internados menor que o atual foi em 6 de fevereiro, com 147 pacientes. Logo nos dias seguintes a esse registro, a circulação da variante P.1 causou forte aumento de casos, internações e óbitos, levando o município para a primeira medida mais rígida de isolamento social e circulação de pessoas (lockdown de 21 de fevereiro a 2 de março).

As internações atingiram o recorde de 247 pacientes nos 25 e 26 de fevereiro e retornaram ao patamar entre 150 e 200 pessoas durante os meses seguintes. Em junho, novo aumento, chegando a 212 internados no dia 16 daquele mês.

Após novo lockdown entre 20 e 27 de junho, e com o avanço da vacinação, nova redução foi detectada nas internações, chegando aos 148 pacientes desta quinta-feira. É o menor índice em 158 dias.

“O distanciamento social é fundamental para essa redução. E, além disso, o avanço da vacinação, que reflete também na taxa de ocupação de leitos de UTI. A vacina em si, principalmente já com a primeira dose, não evita a doença, mas evita os agravamentos”, explicou a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, em recente entrevista à Secretaria de Comunicação sobre a redução nos índices da pandemia em Araraquara.

Nesta quinta, o Vacinômetro do Governo do Estado registra que Araraquara já aplicou 167.542 doses de vacinas contra a Covid-19: 120.642 pessoas tomaram a primeira dose, 43.301 tomaram a segunda dose e 3.599 araraquarenses receberam vacina de dose única.

Isso representa que 50,62% da população geral já foram vacinados e 19,68% receberam as duas doses ou dose única. Em relação à população adulta, segundo estimativa com base em dados do IBGE, 67,43% dos araraquarenses acima de 18 anos já foram vacinados (com uma dose ou dose única), enquanto 23,50% estão completamente imunizados (com a segunda dose ou dose única).

Com o envio de novas remessas de vacinas para Araraquara, o cronograma de imunização contra a Covid-19 está avançando. Na próxima semana, o calendário chegará até os moradores com 30 anos de idade.

Nesta sexta-feira (16) está prevista a vacinação de pessoas com 35 anos ou mais. Na semana que vem, o calendário prossegue com 34 anos na segunda-feira, 33 anos na terça, 32 anos na quarta, 31 anos na quinta e 30 anos na sexta-feira.

A vacinação desses grupos ocorrerá nas unidades de saúde da Vila Xavier, do Jardim Iedda, na UPA do Valle Verde, no Sesa, no Vale do Sol, no Assentamento Bela Vista, no distrito de Bueno de Andrada e nos drive-thrus do Sesc e do Cear.

Para mais informações sobre o andamento da vacinação em Araraquara, acesse o site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br.