SP não vai anunciar vacinação para 36 anos por falta de imunizante

 



O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta segunda-feira (12) que aguarda a chegada de novas doses da vacina contra covid-19 para anunciar o início da imunização para o público de 36 anos. Neste domingo (11), o governo destacou que até 20 de agosto todos os adultos do estado terão tomado ao menos a primeira dose.

"Mesmo com o anúncio do governo do estado, que a gente ficou muito feliz, nós não temos como anunciar os 36 anos ainda porque não recebemos a vacina. De segunda até quarta-feira, continua para 37. Aguardando chegar vacina", destacou o prefeito.

A cidade de São Paulo ultrapassou no fim de semana a marca de 8 milhões de doses aplicadas contra a covid-19. São 5.935.677 vacinados com a primeira, outros 1.783.936 que receberam também a segunda dose, e 290.481 imunizados com dose única.

O prefeito comemorou o alto índice de imunização. "Atingimos 67,3% da população vacinada em São Paulo, 1% a menos que Londres, comparação com o 1º mundo", disse.

Vacinação contra gripe

Nesta segunda, teve início a vacinação contra a gripe para a população em geral, acima de 6 meses de idade. A dose pode ser tomada nas 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital e não mais em escolas.

"Fizemos separação de entrada para vacinação covid e salas diferentes nas UBSs. Farmácias, megapostos e drive-thru só covid. Agora temos público numeroso de 30 e 40 anos e a estrutura covid mais as 500 escolas, estava pesando muito. Colocando tudo na UBS, possivelmente vamos dobrar a população a ser vacinada", destacou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

De acordo com o secretário, a prioridade é tomar a vacina contra covid-19, mas quem receber o imunizante contra a gripe deve esperar ao menos 15 dias entre uma dose e outra.

Todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e são eficazes e seguras contra a covid-19. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.

Variante Delta

A prefeitura monitora 40 pessoas que tiveram contato com o homem de 45 anos que teve o diagnóstico confirmado, por meio de sequenciamento genético, para a variante Delta (a indiana). Segundo o secretário de Saúde, ainda resta uma última pessoa a ser analisada. Caso ele não tenha viajado ou tido contato com viajantes, será possível "confirmar de forma categórica que realmente é transmissão comunitária".

A certeza só deve ser conhecida nesta terça-feira (13) após o término do rastreamento na área da UBS Belenzinho, na zona leste.

A Secretaria Estadual de Saúde informou, por telefone, que entrega à prefeitura nesta terça-feira (13) 300 mil novas doses da vacina contra covid-19. 

Fonte:R7