Como evitar a acne e o ressecamento causados pelas máscaras de tecido

 


Por Gabrielle Pepato – agenciabrands



O varal, onde antes só se estendiam roupas, atualmente – e desde meados de abril de 2020 -, passou a secar uma nova integrante: as máscaras faciais de tecido. O item, antes utilizado somente por profissionais da área da saúde em formato descartável ou de alta performance, hoje se tornou ícone que compõe visuais e é usado diariamente por homens, mulheres, crianças e adultos.

Porém, o que pouco se esperava são os efeitos que o objeto, disponível em diferentes cores, tecidos e estampas, poderia causar na pele. Há algum tempo, os usuários passaram a se queixar de ressecamento e acnes na região do nariz e ao redor da boca, que se mantém escondida pela máscara.

“Quando usamos a máscara por longos períodos, o tecido acaba friccionando na pele. Além disso, a nossa respiração libera ar quente a cada expiração e quando falamos, são liberadas gotículas de água, que deixam o tecido úmido, fatores que fazem o local se tornar um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos. O resultado é o ressecamento da pele, o aparecimento de acnes e de dermatite perioral, pequenas erupções avermelhadas ou rosadas que aparecem em redor do nariz e boca e que podem evoluir para pústulas”, explica Kika Chammas, farmacêutica, CEO da Dermare, marca brasileira de dermocosméticos que lista, abaixo, três dicas para evitar e cuidar das causas do uso contínuo do item.

Insira cuidados básicos na rotina
Além da mudança na forma de interagir com as pessoas e o mundo, o cotidiano se alterou significativamente, com a chegada do vírus causador da pandemia mundial. Por isso, novas medidas devem ser tomadas em relação ao autocuidado, para evitar e tratar alguns desconfortos causados na pele e relaxar em um momento só para si. Lembrando que o estresse também é um dos fatores que causa piora em diferentes áreas do corpo.

“Lavar o rosto assim que retirar a máscara com sabonete vegetal, usar água micelar para desobstruir os poros e não dispensar o uso de filtro solar durante o dia são alguns dos cuidados que podem ajudar a manter a saúde da pele”, aponta Kika. “Além disso, nas horas mais tranquilas em casa, recomendo hidratar a pele com um óleo vegetal, como o de rosa mosqueta, e optar por uma loção tônica facial com ativos que ajudem a manter a integridade da pele.

Aposte nos produtos e materiais certos
Além de trocar a máscara com frequência, para que a umidade não seja excessiva, lavar a mesma com sabão neutro e sem perfume ajuda a manter a pele livre de produtos que causam irritabilidade. Outro truque é optar pelas máscaras com tecido de algodão, que são mais leves que as de nylon e poliéster, por exemplo.

“Quando utilizar maquiagem por baixo da máscara facial, aposte também em produtos não comedogênicos, que têm textura mais leve e ingredientes menos oleosos, que vão ajudar a manter os poros sem obstruções e, consequentemente, diminuir o aparecimento de cravos e espinhas”, salienta Kika.

Procure um dermatologista
Caso os problemas persistam, mesmo com os cuidados antes ou depois do aparecimento dos incômodos, é importante buscar um especialista qualificado que irá avaliar cada caso individualmente e receitar um tratamento específico, de acordo com a necessidade.

“A rotina de cuidados e produtos de alta qualidade pode ajudar com problemas superficiais e básicos do cotidiano, entretanto, a avaliação de um médico especializado, o dermatologista, não deve ser ignorada ou considerada irrelevante em nenhuma hipótese”, complementa Kika. “Ressalto ainda que o uso da máscara facial, seja ela qual for, é imprescindível para acabarmos com o contágio da doença e caminharmos um passo de cada vez de volta à normalidade”, finaliza.