Estado anuncia construção de hospital veterinário na região

 



O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, 2, a criação de oito hospitais veterinários no Estado, um deles em Rio Preto, e duas clínicas para pets, em construção em Votuporanga e Araçatuba. As dez unidades públicas para consultas, exames e cirurgias de cães e gatos serão construídas ao custo total de R$ 50 milhões, pelo programa estadual Meu Pet, em parceria com as prefeituras.

Os hospitais custarão R$ 5 milhões cada um para construção do prédio, em espaços que deverão ser cedidos pelas prefeituras, e aquisição de equipamentos. As unidades, de acordo com o anúncio, contarão com salas cirúrgicas, medicação e internação e deverão ficar prontas em 2022.

A proposta do programa é oferecer atendimento gratuito para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-x e endoscopia, exames de laboratório, e setor de urgência e emergência. No mesmo local deve funcionar os serviços de vacinação, castração e adoção. 

"É uma antiga reivindicação nossa e que agora o governo autoriza", afirmou o prefeito Edinho Araújo (MDB). "Concluído, o hospital veterinário terá atendimento totalmente gratuito por uma gestão compartilhada entre o município e o governo do Estado", escreveu o prefeito, na rede social, após participar do evento de anúncio, em São Paulo. 

A Prefeitura será a responsável pela contratação de profissionais para atuarem no hospital veterinário, como também pelo custeio das atividades assistenciais, quando a unidade estiver pronta. Essa será a forma de gestão de todos os oito hospitais e as duas clínicas veterinárias, as quais já estão em construção, com previsão de conclusão para este ano.

hospital veterinário