Eventos com risco de aglomeração serão liberados em 1° de novembro

 




O Governo de São Paulo informou que vai liberar, a partir de 1° de novembro, eventos como shows com pessoas em pé, pistas de dança e torcida. Essas situações só serão permitidas mediante uso de máscara, distanciamento de um metro e controle de público.

A data se refere ao prazo estimado para que toda a população adulta do Estado de São Paulo tenha acesso ao esquema completo de vacinação contra Covid-19. A meta é que, até lá, a cobertura atinja 90% das pessoas com mais de 18 anos.

Alguns eventos já estarão liberados em 17 de agosto, quando tem início a chamada Retomada Segura, que leva em conta que todos os adultos terão recebido pelo menos a primeira dose de algum imunizante. Contudo, shows com pessoas em pé, pistas de dança e torcida não estarão liberados nessa data pois apresentam alto risco de promover aglomeração.

“Público em pé, torcias e pistas de dança não serão liberados em 17 de agosto porque tem um risco elevado de aglomerações e não teremos percentual adequado da população com esquema vacinal completo”, explicou a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.


A chefe da pasta destacou que muitos países liberaram o uso da máscara de forma precoce, mas que no Estado de São Paulo segue como uma obrigatoriedade.

“A partir de 1° de novembro, teremos o segundo marco importante: 100% dos adultos do Estado terão acesso ao esquema vacinal completo, com a meta de pelo menos 90% da população. Será então permitido realizar eventos com controle de público, mas com pessoas em pé, e com distanciamento e uso de máscara obrigatório. Até que se tenha uma informação diferente, continua com eventos modelo”, finalizou a secretária.

O anúncio ocorreu após a realização do primeiro de 30 eventos-teste que devem ocorrer no Estado até o final do ano. Entre os dias 21 e 22 de julho em Santos, cidade no litoral do Estado, a Expo Retomada reuniu cerca de 1.500 pessoas com o objetivo de analisar a viabilidade das feiras corporativas seguindo protocolos sanitários.

Segundo nota da pasta estadual de Desenvolvimento Econômico, dois entre os testados tiveram resultados positivos e não puderam acessar o evento, eles receberam recomendações de saúde e foram orientados a se dirigirem a um hospital de referência.

O uso de máscara foi obrigatório, assim como o distanciamento de um metro e a realização de testes rápidos na entrada do evento, junto com a aferição de temperatura. Os participantes serão monitorados até o fim da próxima semana.

Indicadores da saúde

As flexibilizações estão sendo adotadas diante da melhora nos indicadores da pandemia. Os óbitos por Covid-19 no Estado de São Paulo apresentam redução de 26,9% na atual semana epidemiológica. As internações registram queda de 14% no período, e os novos casos aumento de 0,9%.

Além disso, segundo o governo, 346 municípios não tiveram registros de mortes por Covid-19 na última semana, indicando que mais de 53% das cidades paulistas não tiveram vítimas da doença desde 28 de julho. Também na última semana, 31 municípios não tiveram novos casos confirmados.

Para o governador João Doria (PSDB), o balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença.

“É uma informação alentadora. Este último balanço é superior ao registrado entre 14 a 21 de julho, quando 288 municípios não tiveram registros de óbitos por Covid-19”, disse Doria.


Fonte: O LIBERAL