Mais perto de Araraquara, variante delta é confirmada em Ribeirão

 




O Hemocentro e o Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP) informaram nesta segunda-feira (23) que oito casos da variante delta foram diagnosticados em moradores da cidade. A confirmação foi feita após amostras de pacientes com Covid-19 serem encaminhadas pelo laboratório do Supera Parque, responsável pelos testes feitos na rede municipal de saúde, para contraprova.

Na avaliação do diretor do Hemocentro, Rodrigo Calado, do médico infectologista e pesquisador do HC, Benedito Lopes da Fonseca, e da diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, a transmissão pela variante delta em Ribeirão Preto já é considerada comunitária, uma vez que as amostras examinadas foram escolhidas aleatoriamente.

Segundo o Hemocentro, o sequenciamento genético ainda foi realizado no material coletado de outras 22 pessoas, mas a suspeita de delta foi descartada.

Casos positivos de delta

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda, o diretor do Hemocentro disse que os oito pacientes com a variante delta evoluíram com quadros leves da doença. São três homens e cinco mulheres, com 26, 33, 40, 41, 48, 50, 64 e 90 anos, que foram diagnosticados com Covid na segunda semana de agosto.

Os moradores não estiveram fora da cidade antes de serem infectados, o que aponta que os casos são autóctones. Todos tiveram sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo, e não precisaram ser internados.

Ainda de acordo com os pesquisadores, apenas os pacientes de 64 e 90 anos tinham completado o esquema vacinal. Os outros seis já tinham recebido a primeira dose, mas ainda aguardam a aplicação da segunda.

Calado informou que a Vigilância Epidemiológica da prefeitura fez contato com as famílias de sete pacientes e com outras pessoas do convívio delas para investigar se houve novas infecções e a possibilidade delas terem contraído a doença pela variante delta.


Fonte:G1