Anvisa pede isolamento a comitiva de Bolsonaro que foi aos EUA

 



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o isolamento dos integrantes da comitiva brasileira que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro na viagem a Nova York para a Assembleia Geral na Organização das Nações Unidas (ONU). Junto com o grupo estava o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que testou positivo para Covid-19.

O ofício da Anvisa foi encaminhado na madrugada desta quarta-feira (22) à Casa Civil da Presidência da República. A agência pediu para que os membros da comitiva permaneçam isolados por 14 dias, de conforme preconiza o “Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19”, publicado pelo Ministério da Saúde.

A recomendação da agência trazia orientação sobre o desembarque da equipe “de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas”. Bolsonaro e a comitiva pousaram no Aeroporto JK, em Brasília, na manhã desta quarta-feira.

A Anvisa também pede que o período de isolamento seja cumprido na cidade de desembarque e que os integrantes sejam testados novamente em solo brasileiro. Outra recomendação é sobre a “limpeza e desinfecção da aeronave conforme protocolos de higienização”.

R7 procurou a Casa Civil para falar sobre o assunto, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Questionado sobre a recomendação, Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que é preciso cumprir os protocolos de segurança. "Tem que testar, né?Verificar [se houve contaminação em mais pessoas], aguardar e seguir os protocolos sanitários. Até porque, se embarcaram em avião, se a pessoa estiver contaminada, é um vetor muito grande, independente se a pessoa está de máscara ou não."

Queiroga ficou nos EUA

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para Covid-19 na noite dessa terça-feira (21). Ele participava da comitiva que acompanhava o presidente Bolsonaro em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas. O ministro já tomou as duas doses da vacina.

A informação foi confirmada em nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social. Pelo texto, o ministro passa bem e os demais integrantes da comitiva realizaram o exame e testaram negativo para a doença.

Queiroga terá de cumprir quarentena na cidade por 14 dias antes de retornar ao Brasil. Ele foi o segundo integrante da equipe presidencial a contrair o vírus nos Estados Unidos. O primeiro caso foi um diplomata que atua no cerimonial da Presidência da República e que integrou a equipe para ajudar na organização da viagem antes da chegada de Bolsonaro.

Fonte:R7