Bebê engasgado é salvo por policial araraquarense

 







Iluminado: O PM Conrado salva 2º bebê do engasgamento


Recém formado na Academia da Polícia Militar, o araraquarense Conrado iniciou sua carreira em Matão e no dia 23 de julho salvou a linda Helena, de 10 dias de vida. Nesta sexta-feira, 3, ele fez o garoto Matheus, 16 dias, respirar de novo.


Para o cabo Torryan, companheiro de Conrado na viatura e chefe da equipe em serviço, ele é um predestinado e realiza o procedimento como se fosse o próprio filho em situação como esta. “É muito determinado, aprendeu muito bem o que lhe ensinaram”.


Eram quase 11h da manhã quando a mãe, Camila, desesperada, ligou para a Central de Emergência 190. O cabo Cadete atendeu, passou os primeiros procedimentos enquanto acionava a unidade de suporte avançado do Samu por telefone.


Mas, a criança já estava com a pele ficando roxa. Mais uma vez, a dupla policial estava por perto, chegando pouco depois. O soldado Conrado realizou o procedimento e o bebê, de 16 dias, voltou a respirar e a cor da pele voltou ao normal.


Ele tomou em seus braços e iniciou a Manobra de Heimlich, dando tapinhas em suas costas e o levantando para oxigenação, cerca de 1 a 2 minutos de manobra, foi constatado a desobstrução das vias respiratórias e restabelecida a respiração, obtendo total sucesso no procedimento.  


A avó, dona Cristina, que passou do desespero ao alívio, agradeceu intensamente os policiais militares e disse que ‘Conrado é um mensageiro de Deus aqui na Terra’. “É a segunda criança que ele salva, mesmo iniciando há pouco tempo na Polícia”.


A unidade de salvamento do Corpo de Bombeiros também foi na Rua Ilda Tavares da Costa, no Jardim Popular. A médica da USA do Samu reconheceu o procedimento correto na Manobra realizada pelo policial e disse na chegada, o bebê já estava bem.


O 1º caso

Eram cerca de 0h15 da madrugada do dia 23 de julho deste ano quando os pais de uma bebê de 10 dias, a Helena, perceberam que ela não conseguia respirar e estava ficando com a pele arroxada.


Por sorte e com ‘as mãos de Deus’, o cabo Torryan e o soldado Conrado estavam no Jardim Santa Rosa, bairro ao lado da Cidade Jardim, onde ocorria o fato, se deslocando rapidamente ao endereço.


Chegando na Rua Professor Paulo Marcondes Ciarlo, o policial Conrado pegou a bebê e deu início à Manobra de ‘Heimlich’ por cerca de 3 minutos, em meio à angústia dos familiares. A criança estaria prestes a sofrer uma parada cardio-respiratória.