Cresce o número de estupros e sequestros no primeiro semestre de 2021 em SP

 



As ocorrências de estupro e de extorsão mediante sequestro no estado de São Paulo cresceram nos primeiros seis meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, o número de outras seis categorias de crimes violentos caiu na região, assim como o de mortes causadas por policiais. 

O aumento também foi visto nos casos de violência contra a mulher. O número de homicídios e feminicídios (quando a vítima morre por ser mulher) cresceu 2,6% no estado (201 casos). Já o de agressões intencionais subiu 5,4% e chegou a 25.366 ocorrências.

É o que aponta boletim semestral do Instituto Sou da Paz, que acompanha as estatísticas criminais divulgadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo. A entidade também elabora a análise com base em informações da Corregedoria das Polícias Civil e Militar, entre outros dados obtidos via Lei de Acesso à Informação

Das duas categorias que tiveram aumento de casos, a elevação mais significativa veio do crime de estupro, com alta de 13,5% no geral (total de 5.757). O crescimento do número de crimes de extorsão mediante sequestro dobrou, mas ainda se mantém em um patamar baixo: oito ocorrências, contra quatro nos seis primeiros meses de 2020. 

As quatro modalidades de crimes violentos que tiveram queda no número de ocorrências entre os anos foram as de roubo, roubo de veículo, latrocínio e homicídio doloso. No total, o número de casos de todos os seis tipos de crime violento diminuiu de 138.934, no 1º semestre de 2020, para 130.999, neste ano, redução de 5,7%.

Também teve queda o número de registros de mortes causadas por policiais, que atingiram em 2020 o maior nível em 25 anos, com 498 mortes no primeiro semestre. No mesmo período em 2021 foram 351 óbitos registrados em supostos confrontos dos policiais.