Prefeito de Araraquara recebe 2ª dose de vacina contra covid

 





Prefeito se vacinou no drive-thru do Cear nesta sexta-feira (10) e ressaltou a necessidade da 2ª dose no combate ao coronavírus


O prefeito Edinho recebeu nesta sexta-feira (10) a segunda dose da vacina contra a Covid-19, no início da tarde, no drive-thru do Cear. Em postagem nas redes sociais, Edinho ressaltou que a segunda dose é necessária para completar o processo de imunização (com exceção da vacina Janssen, de dose única).

“É um momento de muita felicidade e esperança. Não deixe de se vacinar e, caso tenha se vacinado, não deixe de tomar a segunda dose. É muito importante que o processo de imunização seja completado com a segunda dose, como orientam os profissionais de saúde”, alertou o prefeito.

“Já estamos vendo os reflexos positivos do avanço da vacinação em Araraquara no controle da pandemia. É com a imunização que nós vamos superar a pandemia, dificultando a circulação do coronavírus. Vacinar-se é um gesto de cidadania e de amor ao próximo”, complementou Edinho.

Com o avanço da vacinação, Araraquara registra queda acentuada no número de casos de Covid-19, internações e óbitos causados pela doença. A média móvel, de 18 casos diários nos últimos 7 dias, voltou ao patamar de novembro do ano passado. O número de casos semanais está em queda nas últimas sete semanas.

Nesta sexta-feira, 17 pacientes estavam internados em hospitais públicos e privados de Araraquara, índice que era registrado em maio de 2020, nos primeiros meses de pandemia. Realidade bem distante das 247 internações de 25 e 26 de fevereiro deste ano, quando a pandemia chegou ao seu pico no município.

Os óbitos também estão em queda: foram 15 mortes em agosto, uma queda de 68% em relação aos 47 araraquarenses vítimas da doença em julho. O município também completou nove dias sem óbitos por Covid-19 entre 29 de agosto e 6 de setembro.

Até esta sexta-feira, Araraquara havia aplicado 294.727 doses de vacinas contra o coronavírus, segundo dados do Vacinômetro do Governo do Estado. A primeira dose já foi aplicada em 186.391 pessoas, ou seja, 78,20% da população geral.

Dessas pessoas, 102.231 receberam também a segunda dose. E 6.063 moradores tomaram a vacina de dose única. Portanto, 45,44% dos araraquarenses estão totalmente imunizados. Outros 42 idosos acima de 90 anos que completaram a imunização há ao menos 6 meses receberam o reforço da terceira dose.

Plantão no sábado
A Secretaria Municipal de Saúde realiza plantão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (11) para iniciar a imunização dos adolescentes de 12 anos.

Serão vacinados neste plantão somente os adolescentes de 12 a 17 anos, em cinco polos: drive-thru do Cear, das 9 às 15 horas, e unidades de Saúde do Santa Angelina, Vale do Sol, Iedda e Adalberto Roxo, das 8 às 15 horas. Todos devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

No Cear, os adolescentes estão sendo vacinados somente acompanhados de um representante legal, que deve assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido no ato da vacinação. Já nas unidades de saúde não é preciso estar acompanhado para tomar a vacina, mas está sendo exigido o termo assinado por um representante legal. O documento está disponível para retirada nas unidades de saúde e também no site da Prefeitura para impressão.

Na segunda-feira (13), além dos adolescentes de 12 a 17 anos, a Secretaria Municipal de Saúde vai retomar a vacinação das pessoas com 18 anos ou mais (unidades de saúde da Vila Xavier, Iedda e Adalberto Roxo) e a aplicação de segunda dose da AstraZeneca, Coronavac (todos os polos de vacinação) e da Pfizer (drive-thrus do Cear e do Sesc, unidades do Sesa, Vale do Sol e Santa Angelina).

Também terá continuidade, na segunda e na terça-feira (14), a aplicação da terceira dose em idosos de 90 anos ou mais que completaram a imunização, com as duas doses, há pelo menos 6 meses. Na próxima quarta-feira (15), a aplicação da terceira dose chegará aos idosos de 85 anos ou mais (que completaram a imunização há ao menos 6 meses).

Mais informações sobre o processo de vacinação podem ser encontradas no site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br.