Prefeitura confirma caso de Covid-19 em estudante de EMEB em São Carlos.




A Secretaria Municipal de Educação (SME) esclarece que foi confirmado um caso positivo de COVID-19 em uma estudante da rede municipal de ensino. A aluna está matriculada na EMEB “Maria Ermantina Carvalho Tarpani” no 5º ano do Ensino Fundamental. 


A aluna retornou às aulas presenciais no dia 31 de agosto, porém somente nesta quinta-feira (02/09) a mãe da estudante, assintomática para a doença, informou a escola que a filha tinha testado positivo para o novo coronavírus.


Após o relato da família a escola, o diretor da unidade registrou o caso na Vigilância Sanitária (VISAM), como estabelece os protocolos acordados pela SME, e um fiscal foi até escola e todas as providências imediatamente foram tomadas como a comunicação e orientação aos contactantes, principalmente à professora da turma e aos familiares dos colegas de turma que foram dispensados e passando a acompanhar as aulas de forma remota, sem prejuízos do conteúdo. Também foi realizada a desinfeção em todos os ambientes da unidade escolar. 


A SME ressalta que todos os protocolos sanitários estão sendo rigorosamente seguidos como uso de máscara, uso de álcool gel 70% para higienização das mãos, distanciamento social e todos os demais procedimentos determinados pela área da saúde.


O Departamento de Vigilância em Saúde bem como a direção da escola estão acompanhando o caso.


Importante é que os pais e responsáveis fiquem atentos e comuniquem a escola o mais rápido possível os casos de Covid-19. Também o estudante não deve ir no presencial na Unidade Escolar tendo qualquer suspeita, e sim, deve continuar no ensino remoto.