Departamento de Defesa Animal resgata cavalos na SP-215




O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos resgatou nesta quinta-feira (21/10) 24 animais, sendo 5 cavalos, 4 cães e 15 gatos.


Os cavalos estavam soltos na SP-215, Rodovia Luís Augusto de Oliveira, próximo ao trevo do bairro Cidade Aracy, em São Carlos. Para o resgate foi necessário o auxílio dos agentes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que fecharam a rodovia para garantir segurança na operação.


Já os 4 cães e 15 gatos estavam abandonados em uma residência localizada no bairro Romeu Tortorelli. O proprietário será notificado para esclarecimentos e poderá responder por maus tratos e abandono de animais, bem como pagar multa.


De acordo com diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Fernando Magnani, somente nos meses de agosto e setembro desse ano 462 visitas técnicas, atendimentos e resgates foram realizados pelo Departamento. 


Todos os animais foram levados para o Posto Zootécnico da Prefeitura de São Carlos, local onde também funciona o Ambulatório Veterinário e o Canil e Gatil Municipal, localizado na estrada da Água Fria, s/nº. 


As denúncias de maus tratos podem ser feitas pelo e-mail canil.gatil@saocarlos.sp.gov.br ou na Ouvidoria da Prefeitura de São Carlos pelo telefone 3362-1080, diretamente no Departamento de Defesa e Controle Animal pelo número 3362-1304 ou no 99724-9772 no posto da Água Fria.


MAUS TRATOS - Deixar o animal preso a correntes ou cordas, mantê-lo em locais pequenos, sujos, sem ventilação, sem espaço para locomoção, sem acesso à água tratada, sem alimentação adequada e diária, sem assistência veterinária quando adoece ou se acidenta são atos definidos como maus tratos. A Lei 14.064/2020, que altera a Lei de Crimes Ambientais, aumentou a pena relacionada ao crime de maus tratos a cães e gatos de um ano e quatro meses para a pena de dois a cinco anos.


Fonte: São Carlos Agora