DIG/DISE prende integrante de quadrilha do "golpe do cartão"




No final da tarde desta segunda-feira (18), policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) conseguiram prender no bairro Boa Vista, um estelionatário de 30 anos, morador na zona norte da capital, que veio para São Carlos com a intenção de aplicar o “golpe do cartão”.


Segundo apurado, por volta das 17 horas, o filho de um idoso de 82 anos, foi informado pelo pai que duas mulheres e um homem, teriam ligado para ele dizendo que seu cartão bancário teria sido usado eu uma determinada loja e ele acreditando que as pessoas estariam falando a verdade, passou informações sobre sua conta bancária. Uma das mulheres orientou o aposentado a quebrar o cartão bancário ao meio e deixar intacto o chip. Ainda segundo o idoso, a suposta funcionária do banco teria ditado a carta que ele deveria escrever com o próprio punho dizendo que não seria o seu cartão e que não teria efetuado nenhuma compra. Após ele deveria pegar as duas partes do cartão e embrulhar na carta, para ser entregue a um funcionário do banco que iria até sua casa buscar o material.



Tomando conhecimento da preparação do crime, o delegado João Fernando Baptista, reuniu investigadores da DIG/DISE e rumou para o Boa Vista, onde os policiais aguardaram e no momento em que o falsário parou um HB-20, branco, alugado com placas de Minas Gerais, acabou detido. O estelionatário levou os policiais a um hotel em que estava hospedado no Centro e ao revistar o quarto, os policiais encontraram um saco plástico com 49 lacres azul, um cartão bancário, quatro maquinas de cartões da marca Sumap, duas maquinas também de cartões da cor azul da empresa Mercado Livre, outras três maquinas moderninha e minizinha, bem como um malote para correspondência bancária.


Ao ser indagado pelos investigadores da DIG/DISE, o acusado disse que não responderia nenhuma pergunta sem a presença de seu advogado.


O idoso foi levado no início da noite ao prédio da DIG/DISE, onde reconheceu o falsário, bem como foi ouvido por um dos escrivães na presença de seu filho e somente no final da noite foi que após todos os levantamentos o acusado foi autuado em flagrante pelos crimes de estelionato (artigo 171), uso de documento falso (artigo 304) e associação criminosa (artigo 288), todos do Código penal Brasileiro. No final da noite ele passou por exame de corpo de delito e em seguida foi recolhido ao Centro de Triagem (CT) de São Carlos.


ORIENTAÇÕES


O delegado João Fernando Baptista orienta que as pessoas não devem passar dados pessoais a estranhos e sempre desconfie de tudo e de todos, pois a cada dia os estelionatários sofisticam os crimes, seja por telefone, internet e até mesmo presencialmente.


No caso de agencia bancária, o delegado orienta as pessoas antes de qualquer coisa fazer contato com suas gerentes. Ele lembra que o banco nunca pede sua senha. Elas são intransferíveis, pessoais e com código secreto que somente o usuário tem acesso.