WhatsApp, Instagram e Facebook começam a funcionar após 7 horas de pane, mas ainda com instabilidade




O Facebook retoma gradualmente seus serviços após o colapso desta segunda-feira (4). Os aplicativos da empresa, responsáveis por uma enorme fatia da comunicação global, sofrem pane desde o início desta tarde. O Instagram e o WhatsApp ainda estão fora do ar para a maior parte dos usuários, com poucos sinais de melhora.

Site do Facebook já abre no desktop

Nos testes do Tecnoblog, conseguimos abrir o Facebook pela versão web. Entretanto, não conseguimos realizar publicações. A rede social retorna uma mensagem de erro sempre que há a tentativa de um novo post:

“Ocorreu um erro. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível.”

A maioria das publicações na linha do tempo datam de seis horas atrás, antes da pane tomar conta dos serviços da empresa de forma generalizada. Contudo, é possível ver alguns posts recentes. A navegação por páginas e grupos funciona normalmente.

Erro ao tentar publicar no Facebook (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

No Twitter, o CTO do Facebook publicou uma mensagem de desculpas aos usuários, e disse que a companhia está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível.

WhatsApp e Instagram estão mais instáveis

Há diversos relatos sobre as condições do WhatsApp e do Instagram — em nossos testes, notamos que há sinais de recuperação. Mas ela ocorre de forma lenta. No Instagram, por exemplo, consegui enviar uma mensagem direta, que foi recebida e teve uma resposta — esta última, porém, levou cerca de 10 minutos para chegar até mim. Já no WhatsApp, usuários dizem que o serviço voltou e caiu novamente.

Instagram funciona com instabilidade na noite desta segunda-feira (4) (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A dica é não tentar realizar publicações ou não depender destes serviços por enquanto, até que uma solução mais eficaz seja anunciada pelo Facebook.



Fonte:tecnoblog


A causa

Pouco antes, por volta das 17h, o Facebook disse que problemas com a rede causavam a falha de acesso. A empresa é dona dos três serviços.