Américas registram salto de 23% em casos de Covid em uma semana

 



As Américas registraram um aumento de 23% em novos casos de Covid-19 na última semana, com os Estados Unidos e o Canadá liderando a relação de países com maior incidência, informou nesta quinta-feira (25) a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Na semana passada, houve 880.583 novos casos e mais de 15 mil mortes por Covid-19 no continente, o que representou um salto no número de infecções recentes, como destacou a diretora da Opas, Carissa Etienne.

Ela frisou que a maioria dos novos casos ocorreu na América do Norte, onde os EUA e o Canadá tiveram um aumento nas taxas de incidência. "O território de Yukon e o nordeste do Canadá viram um aumento de duas a três vezes no número de novas infecções na última semana", detalhou.

O contágio no Caribe está crescendo, com Trinidad e Tobago registrando os números mais altos desde o início da pandemia. Pelo menos cinco hospitais do país têm mais de 80% dos leitos ocupados.

A América do Sul – com exceção do Brasil, Suriname e Venezuela – também tem um aumento na incidência do vírus, com o maior pico no Equador e no Paraguai.

Etienne explicou o caso específico do departamento boliviano de Santa Cruz, onde as infecções aumentaram em 400% após greves e protestos que impediram o acesso das pessoas aos locais de vacinação e testes. Ela também destacou o aumento das internações e o crescimento de novos casos entre os jovens nas cidades colombianas de Medellín e Bogotá.

"Essas tendências são bastante reveladoras. Embora os casos de Covid-19 tenham diminuído nos últimos meses, a transmissão continua ativa em toda a nossa região", alertou. "Cada vez que baixamos a guarda, o vírus ganha força", completou, referindo-se ao relaxamento das medidas na América Latina.

Nova onda?

A diretora da Opas lembrou que a Europa tem sido uma "janela para o futuro" para prever o que poderia acontecer nas Américas em um curto período de tempo – a dinâmica é refletida semanas depois – após os países do continente registrarem "números recordes de novos casos".

Ela destacou a importância da vacinação nessa situação, pois, embora 51% da população da América Latina e do Caribe esteja imunizada contra a Covid-19, há 19 países que não atingiram as metas de vacinação de 40% da população até o fim deste ano e 70% até meados de 2022.

"As decisões que tomarmos nos próximos meses moldarão o ano que vem", considerou, pedindo que os protocolos de biossegurança sejam mantidos antes do Natal e do Ano-Novo. Por fim, Etienne disse que as vacinas funcionam e que as medidas de saúde pública são essenciais para controlar a propagação do vírus. 

Fonte:r7