Atividades serão realizadas em 25 escolas e também em espaços externos da cidade

 




A Prefeitura de Araraquara, com o apoio da Associação de Capoeira Sol da Liberdade, Grupo Geração do Quilombo, Grupo Pau Brasil e Abada, realiza a 9ª edição da Semana Municipal de Capoeira, que oferecerá apresentações, palestras e oficinas, que será iniciada oficialmente na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. Antes disso, a agenda passa por 25 escolas da rede pública municipal e estadual da cidade, que receberão mais de 60 oficinas e outras atividades como apresentações de maculelê e côco de roda.

A iniciativa é prevista no Projeto de Lei n° 167/12, de 21 de agosto de 2012, como uma forma de reconhecimento e valorização pela comunidade capoeirística do município de Araraquara, que ao longo dos anos vem desenvolvendo trabalhos principalmente em projetos sociais relacionados à modalidade.

“A capoeira é reconhecida como instrumento educativo importantíssimo, capaz de contribuir fortemente para a formação integral de cidadãos, maximizando o aporte da cultura corporal e crítica, frente às problemáticas sociais, o que se confirma pelos projetos sociais que têm, no ensino da capoeira, um forte componente de inserção social, contribuindo para a redução de mazelas sociais principalmente no que diz respeito ao racismo e preconceito”, explica José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, um organizadores da programação.

Após esses encontros nas escolas, a programação passa a ser desenvolvida em ambientes externos, em locais que ainda serão definidos pela comissão organizadora e posteriormente divulgados nas redes sociais da Prefeitura. No dia 30, às 20h, será realizada a abertura oficial da Semana, onde o coletivo se apresentará para celebrar a cultura, a memória e a tradição das comunidades desta arte que é reconhecida como patrimônio imaterial da cultura popular brasileira. Haverá bate-papo com educadores (instrutores, professores e mestres) do município de Araraquara e roda de capoeira com apresentação de jogos.

Na quarta-feira, 1º de dezembro, às 20h, será realizada a Oficina Capoeira Hit, uma aula de movimentos de capoeira em alta intensidade, voltado para capoeiristas intermediários e avançados.

Na quinta-feira (2), às 20h, será realizada a Oficina de Elaboração de Projetos, com informações referentes à elaboração de apresentação de projetos, visando orientar e oferecer parâmetros aplicáveis na criação de propostas requeridas no procedimento de chamamento público, em atendimento às regras e exigências estabelecidas em editais públicos e ou particulares. A atividade é voltada a capoeiristas da cidade e região.

Na sexta-feira (3), às 20h, será apresentada a mesa redonda “Mestre de Capoeira – A Formação do Capoeirista”, abordagem sobre o tradicional evento denominado “batizado de capoeira”, e que explicará os objetivos e finalidades, além de desmitificar sobre religiosidade na arte, sistema de graduações e os quesitos necessários para a formação (graduado, monitor, instrutor, professor e mestre) na arte da capoeira.

No sábado (4), serão oferecidas as Oficinas de Côco e Jongo, além de aulas de ritmos e toques, dança e passos tradicionais, com explicações sobre a importância e fundamentos do ritmo, músicas, os pontos (cantigas e músicas), interpretação e finalidades. O encontro é destinado a capoeiristas em geral, mestres e professores de danças, estudantes e profissionais da área de educação, professores de educação física, atores, fisioterapeutas, historiadores, grupos de capoeira, grupos de cultura popular da cidade e de cidades vizinhas, grupos e simpatizantes da cultura afro-brasileira.

No domingo (5), a programação apresentará a Oficina Confecção de Caxixi, onde será ensinado como produzir o instrumento percussivo idiofônico (cujo som vem de sua própria vibração). A atividade visa despertar nos participantes suas habilidades socioemocionais e cognitivas. Destinada a praticantes de capoeira, artesãos, artistas plásticos e a todos os simpatizantes interessados em geral.

A agenda será concluída na segunda-feira (6), às 20h, na Associação de Capoeira sol da Liberdade, com a Oficina Capoeira Angola, que aborda uma abordagem histórica, os instrumentos específicos, a musicalidade, finalidades e interpretações dos cânticos, ladainhas, louvação e corridos, regras gerais, técnicas, nomenclaturas e ritualidades. O evento é destinado a alunos intermediários a avançados

Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp dos organizadores: (16) 99769-5255 (Mestre Zezinho), 99734-3873 (Mestre Toninho), 99722-8935 (Mestre Nildão) e 99767-9774 (Patrick).