Força-tarefa registra 28 autos de infração por falta de máscaras e desrespeito ao isolamento social

 





A força-tarefa da Prefeitura Municipal, que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM, e é responsável pela fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias e as regras estabelecidas em decreto municipal de calamidade pública, com foco no controle da disseminação da doença, registrou 28 autos de infração na semana que antecedeu o feriado de 2 de novembro. O balanço das ações, que vêm sendo realizadas desde o início da pandemia de Covid-19, é divulgado semanalmente.

Na semana de 25 a 31 de outubro, foram contabilizadas 544 ações de fiscalização. Destas, foram 367 ações, de 25 a 28 de outubro, e 177 durante o fim de semana, de 29 a 31 de outubro.

Foram fiscalizados bares, restaurantes, lanchonetes e similares; somando 131 ações nestes pontos, além de mais 337 em outros estabelecimentos comerciais em geral. Em shoppings, lojas âncoras, Mercado Municipal, atacadistas varejistas e supermercados de grande porte foram mais 20 ações, além de 12 em academias; 37 em casa de material de construção e na construção civil; escolas, 1; lotéricas e órgãos públicos, 3 e, por fim, 2 ações em condomínios e repúblicas.

Essas ações resultaram em 28 autos de infração por descumprimento do uso obrigatório de máscaras e do isolamento social. Foram 2 por descumprimento do isolamento social e outras 26 por falta de máscaras, somente no fim de semana.

Das 26 autuações por falta de uso de máscara, 20 foram registradas na sexta-feira à noite, na região da Rua Carlos Gomes, nos arredores da UNIARA e Faculdades Logatti. Neste ponto, ainda foram lavrados mais dois autos de infração de trânsito. Além do cumprimento das medidas do decreto, esta operação visa evitar que os frequentadores dos bares daquela região ocupem a via pública e também que provoquem barulho, incomodando a vizinhança até a madrugada.

Ainda sobre essa ação, no último sábado (30), foi realizada uma reunião na sede do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara e Região (SinHoRes), com a participação de representantes da Prefeitura, estabelecimentos comerciais, Sala do Empreendedor e segurança pública para fechar um acordo entre as partes e estabelecer regras que minimizem os problemas ocasionados com frequentadores dos bares.

De acordo com o Coronel João Alberto Nogueira Filho, as equipes de fiscalização continuam nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor.

“Para a cidade manter o controle da pandemia, além do avanço da vacinação, é fundamental o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção da contaminação pelo coronavírus”, reforça ele.

O próximo balanço das ações será divulgado no boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus do Município na próxima segunda-feira (8).