Inscrições abertas para a seleção Enem-Unicamp 2022

 



A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) abre nesta quarta-feira (3) as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2022. Os interessados podem se inscrever pela internet até as 17h do dia 30 de novembro e precisam preencher um formulário eletrônico e recolher o valor da taxa de inscrição.

Os candidatos inscritos no Vestibular Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) 2022 com isenção da taxa têm isenção para o processo do Enem-Unicamp. Para os demais, a taxa será de R$ 30 ou de R$ 15, no caso daqueles que também efetuaram a inscrição no Vestibular Unicamp 2022. O pagamento da taxa poderá ser realizado até o dia 7 de dezembro de 2021.

São ofertadas 639 vagas destinadas a três segmentos de inscrição: 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até o ano de 2016 ou exames oficiais); 25% das vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos;  e 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

É possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar as notas do Enem 2021 e 2020. Os interessados poderão se inscrever em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp para 2022 (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp e modalidade Vagas Olímpicas). No período das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular 2022 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. Caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2022 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção no momento da matrícula.

Ao efetivar a matrícula em um dos sistemas, o candidato será excluído automaticamente da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito no mesmo curso, seja convocado em qualquer sistema e não realize a matrícula, terá o nome excluído das chamadas em outros sistemas.

Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do Vestibular Unicamp 2022.

Fonte:R7