Protesto na SP-310 irá repudiar novo pedágio no km 255





Está programado para às 15h de quinta-feira, 4 de novembro, aniversário de São Carlos, um protesto pacífico no km 255 (nos dois sentidos) da rodovia Washington Luís (SP-310), ponto exato onde o Governo do Estado anunciou recentemente, a intenção de se criar um novo pedágio entre São Carlos e Araraquara com o argumento de que a nova praça deverá gerar recursos financeiros para que sejam feitas diversas melhoras na malha viária da região central do Estado.


Porém o anúncio não foi bem aceito por lideranças políticas e pela comunidade dos três municípios que seriam mais atingidos pela decisão governamental: São Carlos, Ibaté e Araraquara e uma audiência pública chegou a ser realizada onde vários protestos foram realizados.


Por fim, indignado, o são-carlense Eder Bomber Alessandre de Souza, representante comercial de 42 anos, garantiu em entrevista ao São Carlos Agora que um protesto será realizado no feriado municipal de 4 de novembro com o intuito de mostrar a insatisfação pela instalação do novo pedágio. Pontualmente no km sugerido.


“Convidei lideranças políticas e comunitárias da três cidades. Mas este manifesto pacífico está aberto a toda população”, disse Eder Bomber. “É um momento inoportuno e inconveniente. Passamos por uma grave crise econômica e na saúde devido a pandemia da Covid-19. Com pais de famílias desempregados e muita gente passando fome e o governo pensa apenas em arrecadar mais divisas”, lamentou, salientando que desde a gestão Paulo Altomani (PSDB), já era solicitada uma terceira via entre São Carlos e Araraquara na SP-310. “Mas não tinha nada a ver com pedágio”, disse.


“MILIMETRICAMENTE CALCULADO”


De forma irônica Eder Souza disse que a nova praça seria “milimetricamente calculada” na SP-310. Como representante comercial viaja constantemente e ele disse que entre os pedágios entre Itirapina e São Carlos e um segundo, entre Araraquara e Matão, a distância entre ambos seria de 70 km. “Curiosamente ‘idealizaram um no km 255 e que fica a 35 km de cada um. Bem no meio deles...”, pontuou.


Eder Bomber opinou que tal praça é desnecessária e irá prejudicar trabalhadores das três cidades e ocorrer um certo isolamento. “Em Araraquara há concessionárias de caminhões, colaboradores que transitam diariamente nas três cidades. Portanto querem sim é se aproveitarem do fluxo de veículos para arrecadar mais tributos”, ressaltou.


ARARAQUARA TUDO... SÃO CARLOS NADA...


Por fim, Eder Bomber assinalou que, caso seja de fato construído um novo pedágio, Araraquara será a única a se beneficiar. “A cidade já recebe recursos financeiros advindos do pedágio que há entre a cidade e Matão. Como a praça será no km 255, parte do que for arrecadado será injetado na economia deste município. Para São Carlos não virá nada. Muito menos para Ibaté. Enfim, os prejuízos serão em dobro para nós, são-carlenses”, finalizou.