Acolhimento e atendimento humanizado marcam trajetória de médica

 





Foi no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara que a doutora Talitha Paula Resende Martins recebeu a Honraria de Cidadã Araraquarense, na noite da última quinta-feira (9). O título foi concedido à medica por meio do Decreto Legislativo nº 6 de 2021, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT).  

Nascida em Minas Gerais, a homenageada mudou-se para Araraquara em 2014 para trabalhar como Médica de Família na Unidade de Saúde do Jardim Iedda. Em 2018, assumiu a Coordenadoria Executiva da Atenção Básica e o desafio de gerir as unidades básicas de saúde (UBSs), o Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Assistência Farmacêutica e a Saúde Bucal do município.   

Talitha se destacou pela gestão acolhedora e de fundamental importância no Sistema Único de Saúde (SUS). “A população LGBTQIA+ infelizmente tem seus estigmas em todo esse contexto discriminatório e preconceituoso. Eu me lembro bem em como ela ajudou no processo de construção da política pública LGBT e teve esse olhar tão afetuoso para a população trans”, contou Erika Matheus, assessora Especial de Políticas LGBTQIA+ em Araraquara. A médica ainda participou da construção de um protocolo de combate às discriminações contra a população LGBTQIA+ nos atendimentos de saúde. “Foi graças ao trabalho, ao esforço e à dedicação minha e da doutora Talitha que nós implementamos no SUS o nome social para as pessoas travestis e transexuais, o protocolo contra a LGBTFobia no município”, destacou Filipa.  

Ao longo dos últimos anos, Talitha enfrentou também o desafio de atuar no combate à epidemia de Dengue e, recentemente, à pandemia da Covid-19. O trabalho incessante no combate ao coronavírus tornou a médica braço direito da secretária de Saúde, Eliana Honain. “Há 20 meses, ela vem trabalhando de segunda a domingo, sem nenhuma interrupção. Cuidando, conduzindo o processo, acompanhando os pacientes, mantendo a gestão e, sobretudo, fazendo contato com os pacientes. Isso não é qualquer profissional que faz. Isso é dedicação”, reforçou a chefe da pasta.  

Para o prefeito Edinho Silva, a honraria é um modo de traduzir o sentimento de gratidão pelo trabalho durante a maior crise sanitária da história e de defesa ao SUS. “Coube às instituições encontrarem a materialidade daquilo que a gente quer expressar. Você está recebendo hoje a maior honraria que uma cidade pode oferecer a alguém que não nasceu na cidade, o título de cidadã Araraquarense. Dar o reconhecimento a alguém que não nasceu aqui, mas que nós gostaríamos que tivesse nascido e que nós queremos que faça parte institucionalmente da cidade”, reiterou.  

Emocionada com os agradecimentos, Talitha destacou a importância dos colegas e dos pacientes durante sua trajetória. “Prezar pelo respeito, agir com empatia e fazer uma abordagem centrada na pessoa. Nossa equipe busca sempre esse objetivo, e eu acho que essa é a minha luta diária: reconhecer o outro como um indivíduo, com uma história e na sua subjetividade. Porque eu acredito que é fundamental acolher o outro e saber das suas necessidades”, finalizou. 

O vereador Paulo Landim (PT), as secretárias municipais, Priscila Luiz (Comunicação) e Juliana Agatte (Finanças), o chefe de gabinete da Prefeitura, Alan Silva, bem como o superintendente do Departamento Autônomo de Agua e Esgotos (Daae), Donizete Simeoni, também estiveram presentes na solenidade.