Cidade de São Paulo soma 17 casos identificados da variante Ômicron

 



A Prefeitura de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (20) a identificação de quatro novos casos da variante Ômicron na capital. Nenhum deles está relacionado ao paciente de 67 anos diagnosticado com a variante no último dia 10. Já são 17 casos identificados na cidade.

A vigilância genômica é feita em parceria entre a prefeitura e o Instituto Butantan, que analisa cerca de 300 amostras de RT-PCR positivas para a Covid-19 semanalmente.

Os pacientes apresentam sintomas leves e negam ter feito viagens ao exterior, segundo a prefeitura. Todos os envolvidos são acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e já concluíram o período de quarentena, uma vez que a amostra é de 12 dias atrás.

De acordo com a prefeitura, ainda não é possível afirmar se são casos de transmissão comunitária.

Desde quinta-feira (16), a Secretaria disse ter intensificado o monitoramento e a realização de testes rápidos para a Covid-19 em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais), Pronto Atendimento e pronto-socorro, no setor de triagem.

Os testes, realizados pelo método antígeno, são feitos em pacientes com sintomas gripais. Segundo a prefeitura, "a medida contribui para identificar os casos com maior rapidez e manter o monitoramento do paciente na cidade de São Paulo".

As recomendações ainda são as mesmas: usar máscara e álcool em gel, cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar e lavar as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias.


Fonte:R7